20/05/2014

Trabalho do curso de Pedagogia é apresentado em evento científico

20.05.2014

Foi realizado, nos dias 27 à 29 de abril, em Caldas Novas – GO, o VII Fórum NEPEG de Formação de Professores de Geografia. O NEPEG (Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica) é uma associação com caráter científico-cultural sem fins lucrativos, constituída para promover pesquisas, estudos, publicações e eventos em educação geográfica. Nesta oportunidade esteve presente a egressa do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Anna Luiza de Sousa, que apresentou um trabalho realizado na graduação intitulado como: Uma Experiência no Curso de Formação de Professores: A cidade e a cultura no ensino de Geografia – Anápolis/GO. O trabalho é resultado de atividade de pesquisa e prática pedagógica da disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino de Geografia, elaborado em parceria com a Profª. Dra. Odiones de Fátima Borba.

A apresentação do trabalho ocorreu na Unidade UEG de Caldas Novas em grupo de trabalho (GT) “Temas e conteúdos no ensino de Geografia”. Além dos GTs, aconteceram mesas redondas e conferências sobre os temas relativos ao ensino de Geografia com a participação de profissionais renomados da Geografia no Brasil, tais como: Helena Callai (UniJUI/RS), Sônia Castellar (USP/SP), Lana de Souza Cavalcanti (UFG/GO) e o Prof. Dr. Francisco F. García Pérez (Universidade de Servilha/Espanha).

Em meio à apresentação dos trabalhos, viu-se o quanto a temática abordada no trabalho apresentado está amplamente relacionada e vinculada com o ensino de Geografia, já que o primeiro contato das crianças com esta ciência pode promover nelas o interesse e a significância defendida pelo Parâmetro Curricular Nacional (PCN) de Geografia. Sendo assim, torna-se imprescindível a formação de professores pesquisadores que não se detêm unicamente ao material adotado pela escola para ensinar, mas pesquisar, criar, elaborar e desenvolver um trabalho partindo do que o aluno experimenta em seu dia a dia para depois ser capaz de conhecer, diferenciar e perceber outras realidades.

Foi apresentada uma cartilha elaborada como atividade avaliativa da disciplina de Fundamentos e Métodos do Ensino de Geografia do curso de Pedagogia da UniEVANGÉLICA, ministrada pela Profª Dra. Odiones de Fátima Borba que propõe atividades lúdicas, concretas e semiconcretas sobre os aspectos culturais da cidade de Anápolis – GO. Para a elaboração desse material foram necessárias pesquisas, visitas a Casa Cultural da cidade e conversas com pessoas que moram na cidade há muito tempo.

Essa proposta levada ao Fórum NEPEG despertou interesse e entusiasmo no grupo de discussão, pois apresenta uma ideia inovadora e convidativa para o ensino de Geografia desde os anos iniciais do Ensino Fundamental podendo, além disso, influenciar positivamente o “jeito de ensinar” do professor na escola de ensino fundamental.