14/04/2014
Campus Anápolis

Mestrado recebe 45.000 mil da FAPEG em fomento para publicação de livros

14.04.2014

O Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente recebeu da Fundação de Amparo à Pesquisa auxilio e fomento relativo a Chamada Pública 12/2012 – Apoio a Projetos de Pesquisa para o Fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação, o valor de 45.000 mil reais.

Os projetos aprovados foram:

- Aurea Marchetti Bandeira: Os domínios do Cerrado na obra de Bernardo Elis: a representação da natureza na literatura goiana na primeira metade do século XX

- Cacia Rosa de Paiva: Direitos trabalhista na produção sucroalcooleira: um estudo de caso de Usinas do Sudoeste Goiano.

As alunas são orientadas pelo Prof. Dr. Sandro Dutra e Silva, coordenador do PPSTMA, que considera ser extremamente relevante o Programa ter sido aprovado em Edital com grande concorrência pública. O Prof. Sandro afirma que a opção pela publicação de livros, em editoras de circulação nacional, pode ter sido um ponto favorável para a aprovação do fomento, na medida em que justificavam ser positiva a socialização das pesquisas realizadas em Goiás com  um dos resultados do projeto. Nas palavras do professor “a circulação e divulgação científica é fundamental para o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação, mestrado e doutorado. Não apenas em revistas científicas, mas também em publicações que ultrapassem as fronteiras regionais. Uma das metas nossas, no PPSTMA, é ampliar a visibilidade dos trabalhos realizados em Ciências Ambientais no Mestrado da UniEVANGELICA. Ao mesmo tempo, ampliar nossa participação na produção científica nacional, que permite visibilidade e credibilidade dos projetos aqui desenvolvidos”.

A intenção do coordenador, que assina o projeto com as mestrandas, é fazer a publicação pela Editora Garamond, do Rio de Janeiro, que tem uma distribuição nacional significativa e com grande credibilidade em publicações ambientais. O fomento permite, ainda, a compra de equipamentos para o PPSTMA no valor de R$ 5.000,00, que serão investidos em material para o Laboratório de Pesquisas Avançadas e Geoprocessamento (LAPAGeo/PPSTMA/UniEVANGELICA).