06/03/2014
Campus Anápolis

Acadêmicos de Medicina participam de capacitação na APAE

06.03.2014

Medicina UniEVANGÉLICA e APAE Anápolis

Nos dias 27 de fevereiro e na manhã de hoje, 06, o Laboratório da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE Anápolis recebeu 60 acadêmicos do 6º período do curso de Medicina da UniEVANGÉLICA, que passaram por uma Capacitação em Triagem Neonatal.

O Laboratório da APAE Anápolis, serviço de referência em Goiás para o Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN), foi habilitado, no último ano, na Fase IV do Teste do Pezinho. Com isso Goiás se tornou o quinto estado brasileiro a diagnosticar e tratar seis doenças através do SUS.

O teste do pezinho tornou-se obrigatório no País em 2001, com o objetivo de possibilitar a detecção precoce de doenças. O Laboratório da APAE Anápolis, porém, realiza o exame através do SUS desde 1994. O programa abrange, além da realização dos exames e detecção de doenças, o acompanhamento e o tratamento dos pacientes, muitas vezes durante toda a vida.

Por essa referência, a APAE Anápolis mantém um convênio com a UniEVANGÉLICA nos cursos de enfermagem, farmácia e medicina, onde os alunos participam de aulas de extensão nas unidades de serviços de saúde da APAE: Laboratório, Ambulatório Multidisciplinar Especializado – AME, CRASA – Centro de Reabilitação e Atenção à Saúde Auditiva e o CER III - Centro Especializado em Reabilitação Auditiva, Física e Intelectual.

Fonte: APAE Anápolis