24/02/2014

Revista do Mestrado – Fronteiras – a caminho da Internacionalização

24.02.2014

A Revista Fronteiras - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente – PPSTMA (Mestrado da UniEVANGÉLICA)/Journal of Social, Technological and Environmental Science (ISSN 2238-8869), iniciou a partir de 2014, sua meta de internacionalização.

Fronteiras é uma revista de acesso livre, impulsionada pela crença de que todos os tipos de conhecimento devem ser globalmente disponíveis. A publicação, relativamente recente, envolve discussões que giram em torno de quatro grandes eixos temáticos: Sociedade, Tecnologia, Saúde e Meio Ambiente. Os primeiros volumes foram editados em 2012, no entanto já consta indexada no Qualis Capes (B5) e também no LATINDEX.

A indexação inicial nos periódicos do Qualis Capes atestam a principal certificação de periódicos, referência no Brasil. Sendo lançada há pouco tempo, os editores estabeleceram como Meta para o Triênio (2013-2015) que a revista seja avaliada em estratos de impacto internacional (B2 a A1). Para tanto iniciaram uma política de internacionalização, recebendo, no início deste ano, a inclusão do periódico no Portal LATINDEX - sistema de informação sobre as revistas de investigação e divulgação científica e cultural que editadas nos países da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal. O LATINDEX foi criado em 1995 na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), convertendo-se numa rede ibero-americana de cooperação.

De acordo com o Coordenador do PPMSTA, Sandro Dutra, a expansão da Revista é um dos focos principais. “Estamos ampliando o nosso quadro de colaboradores no Comitê Científico do periódico, com a confirmação e credenciamento de renomados pesquisadores da Europa, Estados Unidos e América Latina”. – informou ele.

Sandro ainda considerou outras metas a serem alcançadas: “Outro passo importante para a política de internacionalização da Revista Fronteiras foram as parcerias com redes e universidades europeias. Já foi firmada uma parceria com a Universidade de Aveiro em Portugal, que sedia o Congresso Ibero-americano de Investigação Qualitativa (CIAIQ2014), o que credencia a revista para a publicação dos melhores trabalhos relacionados à temática ambiental.” – finalizou o Coordenador.

O CIAIQ 2014 será realizado entre os dia 14 a 16 de Julho na Universidade de Extremadura, Espanha e os trabalhos serão publicados nas revistas relacionadas abaixo, disponibilizados em 3 idiomas (espanhol, português e inglês). Para saber mais sobre o CIAIQ 2014 acesse o site: http://ciaiq.org

REVISTAS

Revista Fronteiras: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (ISSN 2238-8869): Os melhores artigos (Português, Espanhol ou Inglês) em temáticas ambientais. Fontes de Indexação: LATINDEX e QUALIS B5. Editores: Pedro Victor Lemos Cravo: Universidade Nova de Lisboa/Universidade Federal de Goiás / Giovana Galvão Tavares: Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA / Sandro Dutra e Silva: Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA/Universidade Estadual de Goiás

Revista da Escola de Enfermagem da USP (ISSN 1980-220X): Os melhores artigos na área da Saúde e Enfermagem (Português e Inglês). Fontes de Indexação: WEB OF SCIENCE, SCIELO, MEDLINE, DOAJ, CINAHL, SCOPUS, LILACS, LATINDEX, CUIDEN PLUS, CUIDATGE, PERIÓDICA, BDENF, EDUBASE, ULRICH’S e QUALIS A2.

Revista Lusófona de Educação (ISSN 1646-401X): Os melhores artigos na área da Educação (Português, Espanhol ou Inglês). Fontes de Indexação: SCIELO, SCOPUS, AERES, REDALYC, LATINDEX, DOAJ, IBSS, BIBLIO SHS, CSA, EBSCO, PROQUEST, CREDI-OEI, BIBLIO-SHS, E-REVIST@S, REDEPISTEME, UNIVERSIA y QUALIS A1.

RISTI – Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação (ISSN 1646-9895): Os melhores artigos (Português, Espanhol ou Inglês) das linhas temáticas B4 e C4. Fontes de Indexação: ACADEMIC JOURNALS DATABASE, CITEFACTOR, COMPENDEX, CROSSREF, DIALNET, DOAJ, DOI, EBSCO, GALE, INDEXCOPERNICUS, INDEX OF INFORMATION SYSTEMS JOURNALS, ISI WEB OF KNOWLEDGE, LATINDEX, PROQUEST, SCIELO, SCOPUS, ULRICH’S E QUALIS B1.

Revista Cadernos de Linguagem e Sociedade (eISSN 2179-4790):  Os melhores artigos na área de Estudos do Discurso, que sejam teoricamente embasados em Linguística, Sociologia ou Antropologia (Português, Espanhol ou Inglês). Fontes de Indexação: SCOPUS, ULRICH’S INTERNATIONAL PERIODICALS DIRECTOTY, REVENCITY, LATINDEX E QUALIS B1.

Revista Indagatio Didactica (ISSN 1647-3582): Os melhores artigos na área do Ensino (Português, Espanhol ou Inglês): Fontes de indexação: QUALIS B1.

Revista Internet Latent Corpus Journal (ISSN 1647-7308): Os melhores artigos (Português, Espanhol ou Inglês) da linha B3.

Revista Comunicação & Informação (ISSN 2317-675X): Os melhores artigos na área da Comunicação e Informação (Português, Espanhol ou Inglês). Fontes de indexação: QUALIS B2.