27/01/2014

GT Comunitárias discutem o FIES/FGEDUC e PROUNI

27.01.2014

Os representantes do Grupo de Trabalho - GT FIES/PROUNI Comunitárias realizaram a primeira sessão de reuniões em 2014, com o MEC e o FNDE, onde discutiram uma consistente pauta do segmento após registrar diferentes demandas das Associadas da ABRUC.

O GT FIES/PROUNI Comunitárias foi representado por:

ABRUC

• Mário Cesar dos Santos - 1º Vice-Presidente ABRUC e Reitor UNIVALI
  • Jaime Laufer - Pró-Reitor Administrativo UNISC
  • Arlete Morares - Relações Institucionais PUCPR
  • Daniele Ribaski - Coordenadora de Bolsas e Financiamentos PUCPR
  • Dyogo Patriota - Assessor Jurídico ABRUC
  • José Carlos Aguilera - Secretário Executivo ABRUC

ABIEE

• Wander Lúcio Braga e Souza - Coordenador do Departamento de Filantropia UniEVANGÉLICA
  • Afrânio Gonçalves Castro - Secretário Geral ABIEE

ACAFE

• Mário Cesar dos Santos - Presidente ACAFE e  Reitor UNIVALI
  • Iris Eliane Becker - Coordenadora do PROUNI UNIVALI

ANEC

• Professora Adriane Lobão da Mota - Câmara de Educação Superior  ANEC

COMUNG

• Oto Roberto Moerschbaecher - Pró-Reitor Administrativo UNIVATES
  • Alexandre Zeni - Pró-Reitor de Planejamento e Administração FEEVALE
  • Laerde Sady Gehrke - Vice-Reitor Administrativo UNIJUÍ

comunitarias prouni fies

PROUNI
A pauta do PROUNI foi discutida junto com a Coordenadora Geral de Projetos Especiais para a Graduação Lilian Carvalho do Nascimento e o Coordenador Geral de Relações Acadêmicas de Graduação Geandrei Stefanelli Germano. Segundo Lilian Carvalho os itens apresentados pelo segmento Comunitário visando aperfeiçoar a gestão do PROUNI e realizar a plena ocupação de vagas pelos estudantes nas Universidades, Centros Universitários e Faculdades Comunitárias, merecerá uma rápida análise de sua equipe. Após isso, Lilian Carvalho enviará uma resposta oficial aos itens apresentados, no sentido de mitigar qualquer limite operacional e os desafios que surgem em função dos 10 anos de implantação do PROUNI. Foi estabelecido ainda uma agenda de reuniões ao longo de 2014, para refinar o diál ogo com o segmento Comunitário e aprimorar o Programa que beneficia milhões de estudantes.

FIES
Na discussão agenda FIES com os representantes do GT, na sede da ABRUC, estiveram o Diretor de Gestão de Fundos e Benefícios Flávio Carlos Pereira e o Coordenador Geral de Concessão e Controle do Financiamento Estudantil Adriano Fonseca SEABRA. A ênfase dada durante a reunião foi para o prazo de adesão ao FGEDUC, conforme publicação no DOU da Portaria Normativa n° 3, de 14/01/14, que estabelece a data de 31/01/14, como prazo limite. Outros itens foram abordados buscando a melhoria do SISFIES e o GT acordou com os representantes do FNDE a coleta de novas demandas reprimidas do segmento, referente ao passivo do FIES, para apresentá-lo com urgência e sanear o mesmo.

Fonte: Assessoria ABRUC