03/12/2013
Campus Anápolis

Programas de Residência Médica da UniEVANGÉLICA são aprovadas pela CNRM

03.11.2013

residencia medica

Dez especialidades dos Programas de Residência Médica da UniEVANGÉLICA receberam pareceres favoráveis da Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação – CNRM - através de visita realizada no dia 22 de novembro de 2013. Foram diversos instrumentos de avaliação, tanto a instituição, quanto aos hospitais parceiros.

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o "padrão ouro" da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão "residência médica" só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.

A UniEVANGÉLICA, atual instituição gerenciadora dos programas de Residência Médica através do COREME, deverá disponibilizar em breve o edital para ingresso nas diversas especialidades aprovadas nas seguintes entidades parceiras: Santa Casa de Misericórdia de Anápolis, Hospital de Urgência Dr. Henrique Santillo, Hospital Evangélica Goiano e Secretarias Municipal e Estadual de Saúde.

Os Programas de Residência Médica, com as bolsas subsidiadas pelo Ministério da Saúde, possuem de 80 a 90 por cento de atividades práticas. De acordo com o Coordenador da Comissão de Residência Médica da UniEVANGÉLICA, Sérgio Mota da Silva Júnior, a conquista deu-se graças ao constante apoio da instituição, em especial do Diretor do Curso de Medicina, Dr. João Baptista Carrijo, o qual ele fez amplo agradecimento.

Os Programas aprovados e que serão disponibilizados para ingresso na residência médica 2014 correspondem as seguintes áreas e especialidades: Anestesiologia (2 vagas); Cirurgia Geral (2 vagas); Clínica Médica (4 vagas); Medicina de Família e Comunidade (6 vagas); Obstetrícia e Ginecologia (2 vagas); Ortopedia e Traumatologia (2 vagas); Otorrinolaringologia (2 vagas); Pediatria (4 vagas); Psiquiatria (1 vaga); Cardiologia (2 vagas) e Neonatologia (2 vagas). O Reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, ressaltou a grande vitória tanto para a instituição quanto para a cidade de Anápolis e região.