26/11/2013

Professoras dos Cursos de Tecnologia participam de Congresso em Salvador

26.11.2013

congressoTrês professoras dos Cursos Superiores de Tecnologia tiveram artigo aprovado para participar do VIII CONNEPI, Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação, a ser realizado na cidade de Salvador – Bahia, nos dias 27, 28 e 29 de novembro. O tema desenvolvido é: “A PRÁTICA MULTIDISCIPLINAR COM O USO DE RECURSOS CINEMATOGRÁFICOS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR TECNOLÓGICA”.

O artigo apresenta a experiência desenvolvida nos Cursos Superiores de Tecnologia (CSTs) do Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA com o objetivo de relatar a prática multidisciplinar, como alternativa na construção do conhecimento acadêmico e da formação tecnológica. Utiliza os recursos cinematográficos no processo de ensino-aprendizagem e apoio pedagógico, com a exibição de documentário, filme histórico e de curta metragem que tratam de questões ambientais, sociais, politicas, nacional, regional e local. Esta atividade de abordagem multidisciplinar foi criada por meio da implantação do Programa Cinematográfico dos CSTs, nomeada como CINETEC, tal proposta tem a incumbência de consolidar a relação de ensino-aprendizagem por meio da prática multidisciplinar, que utiliza da tecnologia fílmica com temas diversificados e que objetiva aproximar a realidade expressa com a fictícia, e possibilita a melhoria da percepção social e do senso crítico, por meio do confronto entre  os saberes curriculares e a multidisciplinaridade, como metodologia para a melhoria da capacitação acadêmica tecnológica que também é fruto da transformação social.

As professoras e autoras do artigo, Rosana Machado de Souza, Vera Mota da Silva Barbosa e Viviane Antônio Abrahão adotaram a mesa-redonda, como metodologia para validar o CINETEC, com o objetivo de se discutir os temas transversais propostos para cada encontro cinematográfico, por meio de recursos fílmicos como os documentários e filmes de curta ou longa duração. Após cada sessão, que acontece uma vez por mês é proposto um momento de debate com a participação dos componentes da mesa-redonda, que são profissionais convidados relacionados ao tema, e com os demais participantes, que nesta ocasião contribuem para a construção da visão critica a cerca do tema apresentado.

Essa atividade é organizada por uma equipe multidisciplinar formada por docentes dos CST, com a responsabilidade de estabelecer os critérios de seleção dos temas fílmicos a ser trabalhado. A atividade multidisciplinar tem por finalidade manter o diálogo entre o mercado de trabalho e a Universidade.

Para os discentes, o filme assume uma função didática, em específico, o cinema-história que se consubstancia na utilização de um novo método aplicado ao ensino: o uso da linguagem cinematográfica como instrumento auxiliar de formação histórica, com a finalidade de integrar, orientar e estimular a capacidade de análise dos estudantes, assim o fenômeno cinema se constitui em um excelente meio de propagar informações e conhecimentos quase sempre coincididos com a objetividade do processo de ensino que pretende traduzir.  Neste caso, após as discussões os discentes elaboram e entregam um relatório sobre sua percepção social, cultural e tecnológica. (Veja na íntegra o artigo AQUI).