08/11/2013

Livro sobre a Marcha para Oeste traz artigo de professor do Mestrado

07.11.2013

Será lançado hoje, 08, na Feira do Livro de Porto Alegre o livro "Campesinato e Marcha para Oeste", organizado pelos professores Joel Orlando Beviláquia Marin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Delma Pessanha Neves, da Universidade Federal Fluminense (UFF), pela Editora da UFSM. O livro conta com artigos de professores de diversas regiões brasileiras que foram impactadas pelas políticas de colonização promovidas pelo governo brasileiro nas décadas de 1930 e 1940.

O professor Sandro Dutra, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente, da UniEVANGÉLICA, foi convidado para escrever um artigo sobre as influências dessa política em Goiás. O artigo "O desbravador do Oeste: categorias e referências simbólicas para a colonização de Goiás na Era Vargas", compreende a primeira parte da coletânea denominada de "Marcha para Oeste: ideologia e política de integração nacional".

De acordo com o pesquisador Sandro Dutra, fazer parte dessa coletânea foi uma honra, sobretudo porque o livro traz autores que ele trabalhou durante pesquisas de mestrado e doutorado. "O convite foi recebido como um prêmio, considerando o conjunto de pesquisadores de expressivo renome nacional que compõem a coletânea, foi também uma alegria, pois nem sempre os pesquisadores brasileiros conseguem visibilidade para suas pesquisas, sobretudo as que são feitas fora do eixo Sul/Sudeste do país. Ter um artigo publicado em uma coletânea organizada por uma instituição de renome nacional e do eixo Sul/Sudeste nos alegra muito", ressalta o pesquisador.

livro a marcha para oeste