04.11.2013
O I Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UniEVANGÉLICA aconteceu durante o I CIPEEX, realizado nos dias 21 a 25 de outubro. Além das diversas oficinas e minicursos oferecidos pelos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física, no dia 25/10 houve uma mesa-redonda intitulada: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES): O Impacto do PIBID na Formação de Professores com a participação da coordenadora institucional Professora Greice Helen de Melo Silva e a Coordenadora de gestão, Professora Libna Lemos Ignácio Pereira. Após a mesa-redonda, os pibidianos seguiram para as salas do Instituto Superior de Educação (ISE) para a apresentação de relatos de experiência. Foram apresentados, ao todo, 32 relatos de experiência.
A coordenadora institucional, Greice Helen, ressalta que um dos aspectos positivos do PIBID é a visibilidade proporcionada às experiências pedagógicas que obtiveram êxito e que podem servir de modelo para outros professores, numa perspectiva de valorização do trabalho docente.
Confira AQUI as fotos do evento.
Trabalhos apresentados no I Seminário do PIBID da UniEVANGÉLICA:
1. Uso de coleções biológicas no ensino de CiênciasLeide Laura de Alcantara Soares2. Avaliação do desempenho dos alunos do ensino fundamental em aula teórica e prática numa instituição escolar na cidade de Anápolis, GoiásIgor da Costa Jorge3. O Pibid/biologia UniEVANGÉLICA - um relato de experiência na escola: abordando o tema educação sexualDayane Batista Lopes4. Teatro de fantoches- Uma estratégia metodológicaMárcia aparecida Nunes Alves5. A importância da aula prática no ensino de Ciências – Atividade vivenciada no Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência- Pibid/BiologiaDenilson Gomes Batista6. Uso de coleções biológicas no ensino de CiênciasNádia Cristina Cardoso Lopes7.Avaliação do desempenho dos alunos do ensino fundamental em aula teórica e prática numa instituição escolar na cidade de Anápolis, Goiás.Débora Rodrigues Viana8. O Pibid/biologia UniEVANGÉLICA - um relato de experiência na escola: abordando o tema educação sexualEdson de Souza Correa9. Teatro de fantoches- Uma estratégia metodológicaAndrea Assis R. de Oliveira10. A importância da aula prática no ensino de Ciências – Atividade vivenciada no Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência- Pibid/BiologiaRafael Rosal Guimarães
1. Letramento digital: o futuro é agoraConceição Pereira Salgado e Fabiana Rosa Silva2. A Importância do letramento digital em uma escola de periferiaJuliana Oliveira Borges3. O anúncio publicitário: um relato de experiência de atividade de letramentoAparecida Martins de Jesus e Rutimeires Garcia Ribeiro Corrêa4. Letramento digital no cotidiano da sala de aulaFlavia Moreira Borges e Rina Joana Ribeiro Batista5. Navegar é preciso: experiências de letramento digitalPetrina de Souza Lopes6. PIBID: oportunidade de experiência digitalNádia Divina Alves Roso e Natalia Carolina Gomes da Silva7. Letramento digital no ensino fundamental: uma experiência nos 3º e 4º anosPriscila Correa Junqueira e Larissa Correa Junqueira8. O PIBID em minha formação docente: um relato de experiênciaTânia Meira Pimenta9. Experiências de letramento e literatura nas séries iniciais: uma intervenção do projeto PIBID UniEVANGÉLICAMichelly Damas de Oliveira e Rosilene Maria da Conceição Gonçalves10. Atividades de leitura e letramento: uma experiência nas séries iniciaisDébora dos Santos Franco e Raphaela Fernanda N. Silva Rosa11. “Castelo Amarelo”: uma experiência de letramentoSabrina Rozair de Oliveira Lima e Fernanda Neves das Chagas
1. Projeto coopera-ação: uma experiência com os jogos cooperativos em uma escola pública em Anápolis-GOJoão Pedro de Araujo Thomaz e Maycon Monteiro Barroso2. Jogos adaptados na escola: uma experiência do Pibid na realidade de uma escola municipal de Anápolis-GOLeandro Martins Pereira3. Criação de jogos - um relato de experiência sobre ensino por projetos no ensino fundamental IIUbirajara Clayton Ferreira Junior e Alex Cosmo Peixoto4. Atividade física e seus benefícios: vivências simuladas de atividades de academia – uma experiência com alunos do 9º ano de uma escola pública em Anápolis-GOAlex Cosmo Peixoto e Ubirajara Clayton Ferreira Junior5. Projeto Psicomotricidade: A experiência com as do 1º ano do ensino fundamentalSumara Ludovico S. Ribeiro e Gustavo de Andrade Gomes6. Repercussões do projeto recreio na realidade de uma escola pública em Anápolis-GODanyella Fernanda da Silva e Janete Gomes Barbosa7. Educação física e educação ambiental – parceria no reaproveitamento de material – uma experiência com as crianças da 1ª fase do ensino fundamental em uma escola municipal de Anápolis-GOGismael Marques Tarão e Ivan Matheus R. de Lima8. O conhecimento sobre as valências físicas e sua aplicabilidade no cotidiano das pessoas – uma proposta pedagógica desenvolvida com o oitavo ano de uma escola pública de Anápolis – GOGabriel Dutra de Jesus Siqueira e Ronaldo Ferreira Moura9. Projeto recreio divertido: a experiência do pibid em uma escola da rede municipal de Anápolis- GOJúlio César Abrenhosa10. Projeto conhecendo o corpo humano e suas relações com o movimentoRonaldo Ferreira Moura e Gabriel Dutra de Jesus Siqueira11. Resgate dos jogos tradicionais: um projeto sobre o jogo popular “queimado”Talita Ananias Costa e Leonardo Sousa Araújo
© Copyright UniEVANGÉLICA 1947 - 2024