04/11/2013
Campus Anápolis

Diversos trabalhos foram apresentados no Seminário do PIBID da UniEVANGÉLICA

04.11.2013

O I Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UniEVANGÉLICA aconteceu durante o I CIPEEX, realizado nos dias 21 a 25 de outubro. Além das diversas oficinas e minicursos oferecidos pelos cursos de Pedagogia, Ciências Biológicas e Educação Física, no dia 25/10 houve uma mesa-redonda intitulada: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES): O Impacto do PIBID na Formação de Professores com a participação da coordenadora institucional Professora Greice Helen de Melo Silva e a Coordenadora de gestão, Professora Libna Lemos Ignácio Pereira. Após a mesa-redonda, os pibidianos seguiram para as salas do Instituto Superior de Educação (ISE) para a apresentação de relatos de experiência. Foram apresentados, ao todo, 32 relatos de experiência.

A coordenadora institucional, Greice Helen, ressalta que um dos aspectos positivos do PIBID é a visibilidade proporcionada às experiências pedagógicas que obtiveram êxito e que podem servir de modelo para outros professores, numa perspectiva de valorização do trabalho docente.

Confira AQUI as fotos do evento.

Trabalhos apresentados no I Seminário do PIBID da UniEVANGÉLICA:

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

1. Uso de coleções biológicas no ensino de Ciências
Leide Laura de Alcantara Soares

2. Avaliação do desempenho dos alunos do ensino fundamental em aula teórica e prática numa instituição escolar na cidade de Anápolis, Goiás
Igor da Costa Jorge

3. O Pibid/biologia UniEVANGÉLICA - um relato de experiência na escola: abordando o tema educação sexual
Dayane Batista Lopes

4. Teatro de fantoches- Uma estratégia metodológica
Márcia aparecida Nunes Alves

5. A importância da aula prática no ensino de Ciências – Atividade vivenciada no Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência- Pibid/Biologia
Denilson Gomes Batista

6. Uso de coleções biológicas no ensino de Ciências
Nádia Cristina Cardoso Lopes

7.Avaliação do desempenho dos alunos do ensino fundamental em aula teórica e prática numa instituição escolar na cidade de Anápolis, Goiás.
Débora Rodrigues Viana

8. O Pibid/biologia UniEVANGÉLICA - um relato de experiência na escola: abordando o tema educação sexual
Edson de Souza Correa

9. Teatro de fantoches- Uma estratégia metodológica
Andrea Assis R. de Oliveira

10. A importância da aula prática no ensino de Ciências – Atividade vivenciada no Programa Institucional de bolsa de iniciação à docência- Pibid/Biologia
Rafael Rosal Guimarães

PEDAGOGIA

1. Letramento digital: o futuro é agora
Conceição Pereira Salgado e Fabiana Rosa Silva

2. A Importância do letramento digital em uma escola de periferia
Juliana Oliveira Borges

3. O anúncio publicitário: um relato de experiência de atividade de letramento
Aparecida Martins de Jesus e Rutimeires Garcia Ribeiro Corrêa

4. Letramento digital no cotidiano da sala de aula
Flavia Moreira Borges e Rina Joana Ribeiro Batista

5. Navegar é preciso: experiências de letramento digital
Petrina de Souza Lopes

6. PIBID: oportunidade de experiência digital
Nádia Divina Alves Roso e Natalia Carolina Gomes da Silva

7. Letramento digital no ensino fundamental: uma experiência nos 3º e 4º anos
Priscila Correa Junqueira e Larissa Correa Junqueira

8. O PIBID em minha formação docente: um relato de experiência
Tânia Meira Pimenta

9. Experiências de letramento e literatura nas séries iniciais: uma intervenção do projeto PIBID UniEVANGÉLICA
Michelly Damas de Oliveira e Rosilene Maria da Conceição Gonçalves

10. Atividades de leitura e letramento: uma experiência nas séries iniciais
Débora dos Santos Franco e Raphaela Fernanda N. Silva Rosa

11. “Castelo Amarelo”: uma experiência de letramento
Sabrina Rozair de Oliveira Lima e Fernanda Neves das Chagas

EDUCAÇÃO FÍSICA

1. Projeto coopera-ação: uma experiência com os jogos cooperativos em uma escola pública em Anápolis-GO
João Pedro de Araujo Thomaz e Maycon Monteiro Barroso

2. Jogos adaptados na escola: uma experiência do Pibid na realidade de uma escola municipal de Anápolis-GO
Leandro Martins Pereira

3. Criação de jogos - um relato de experiência sobre ensino por projetos no ensino fundamental II
Ubirajara Clayton Ferreira Junior e  Alex Cosmo Peixoto

4. Atividade física e seus benefícios:  vivências simuladas de atividades de academia – uma experiência com alunos do 9º ano de uma escola pública em Anápolis-GO
Alex Cosmo Peixoto e Ubirajara Clayton Ferreira Junior

5. Projeto Psicomotricidade: A experiência com as do 1º ano do ensino fundamental
Sumara Ludovico S. Ribeiro e Gustavo de Andrade Gomes

6. Repercussões do projeto recreio na realidade de uma escola pública em Anápolis-GO
Danyella Fernanda da Silva e Janete Gomes Barbosa

7. Educação física e educação ambiental – parceria no reaproveitamento de material – uma experiência com as crianças da 1ª fase do ensino fundamental em uma escola municipal de Anápolis-GO
Gismael Marques Tarão e Ivan Matheus R. de Lima

8. O conhecimento sobre as valências físicas e sua aplicabilidade no cotidiano das pessoas – uma proposta pedagógica desenvolvida com o oitavo ano de uma escola pública de Anápolis – GO
Gabriel Dutra de Jesus Siqueira e Ronaldo Ferreira Moura

9. Projeto recreio divertido: a experiência do pibid em uma escola da rede municipal de Anápolis- GO
Júlio César Abrenhosa

10. Projeto conhecendo o corpo humano e suas relações com o movimento
Ronaldo Ferreira Moura e Gabriel Dutra de Jesus Siqueira

11. Resgate dos jogos tradicionais: um projeto sobre o jogo popular “queimado”
Talita Ananias Costa e Leonardo Sousa Araújo