20/09/2013

Depoimentos marcam a reunião de fechamento da 3ª viagem a Amazônia

20.09.2013

reunião amazonia 3 viagem

Realizada na última terça-feira, dia 17 de setembro, a reunião de fechamento da 3º viagem do Projeto UniCIDADÃ Itinerante – Amazônia, Educação e Saúde, foi marcada pelo depoimento de agradecimento de todos os acadêmicos que participaram.

Nesta terceira viagem, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da UniEVANGÉLICA, responsável pelo projeto, teve como parceria a Asas de Socorro, Primeira Igreja Batista de Parintins e Terre des Hommes - Holanda, que somaram esforços em busca da excelência na assistência integral às comunidades marcadas pelo isolamento e o sofrimento na Amazônia. O projeto está sendo desenvolvido no município de Manaus e comunidades adjacentes. Na terceira edição foram realizadas nas comunidades: Saracura, Costa da Águia e São José de Vila Bentes, com diversas ações.

Na reunião de fechamento estiveram presentes o Reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, o Coordenador de Extensão, Fábio Fernandes, os acadêmicos e professores participantes, e representantes da TV Anhanguera de Anápolis, que nesta última viagem acompanharam todos os trabalhos desenvolvidos para uma série de reportagens, que serão exibidas em breve na programação local.

Foram realizados os seguintes quantitativos de atendimento:

• Medicina: 291 atendimentos;
  • Odontologia: 598 procedimentos e 253 atendimentos;
  • Farmácia: 314 atendimentos;
  • Fisioterapia: 85 atendimentos;
  • Direito: 187 atendimentos;
  • Enfermagem: 890 procedimentos e 294 atendimentos;
  • Escola de Saúde: 508 participantes.

O Reitor destacou a viagem como extremamente especial para o currículo de todos. "O impacto que essa atividade de extensão produz é grandioso. Agradeço a todos os parceiros que fazem com que esse projeto se torne realidade. Afinal a nossa missão como instituição existe para ser cumprida."

Os depoimentos foram marcados por agradecimentos e descrição do crescimento profissional, com destaque para alguns:

Professora Kátia Rúbia – Direito de Ceres: "O mais importante é entender a vida dos cidadãos ribeirinhos, pois só assim tivemos a possibilidade de implantar um sistema de orientação para os líderes da região. Integração é a palavra chave para este projeto!"

Jornalista Lisa Borile – TV Anhanguera Anápolis: "A experiência foi nova, e voltei de lá uma pessoa bem melhor, o que mais me surpreendeu foi a integração do grupo e essa união dos acadêmicos pela causa foi lindo de se ver. Essa atividade muda muito a visão na carreira de todos. A percepção que tive é que todos da UniEVANGÉLICA são uma grande família".

Jornalista Patrícia Marçal – TV Anhanguera Anápolis: "Poder estar lá foi muito gratificante. A melhor parte do nosso trabalho de jornalista é ajudar a população, mostrar bons exemplos contribui para despertar nas pessoas o voluntariado. Se os telespectadores conseguirem sentir na série de reportagens o que sentimos lá já vai ser gratificante".

Acadêmico José Diego dos Santos Silva – Odontologia: "Ter uma oportunidade como essa é humanizar geral"

Acadêmico Túlio Michel Saadou – Medicina: "Foi uma experiência incrível, o que me marcou foi um senhor de 70 anos que relatou em todos os atendimentos nunca tinha sido tão bem atendido, que estava muito satisfeito com tudo".

Acadêmica Vanderly Deusa Cardoso dos Santos – Enfermagem: "Foi a melhor experiência da minha vida até hoje, eu sempre tive muita vontade de ir e lidar com aquelas pessoas e com os colegas, foi lindo, e isso atinge a todos profundamente".

Acadêmica Vanessa Cristina de Sousa Machado – Medicina: "A relação médico-paciente PBL que aprendemos na UniEVANGÉLICA é indescritivelmente neste momento de atendimento muito positiva. Foi gratificante atender aquela população ribeirinha".

Acadêmica Gabriella de Castro Lourenço – Odontologia: "Em um prazo muito curto tínhamos que diagnosticar muito rapidamente e aplicar todos os nossos conhecimentos, isso foi muito bom".