03/09/2013

Faculdades de Medicina farão avaliação de alunos e dos cursos através de teste

03.09.2013

Por meio da formalização de um consórcio, diversas faculdades de Medicina de instituições de ensino superior, federais e particulares, da região Centro-Oeste, numa iniciativa inédita, realizarão um Teste Progresso 2013 com o objetivo de avaliar o desempenho cognitivo dos alunos do primeiro ao último semestre e, ao mesmo tempo, do curso, com a elaboração de um diagnóstico de possíveis deficiências e virtudes ao longo da estrutura curricular.

O Teste de Progresso é um projeto da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), que faz a supervisão do consórcio formado pelas faculdades. As inscrições para participar do teste foram feitas pelos alunos, e as provas serão realizadas no dia 14 de setembro, das 08h às 12h, nas dependências da UniEVANGÉLICA.

O Teste Progresso vem sendo aplicado desde 1961, inicialmente na Kansas City School of Medicine, da Universidade de Missouri (EUA) e logo após instituído na Universidade de Limburg, em Maastricht(Holanda). Hoje já é institucionalizado em vários cursos de medicina, inclusive no Brasil. Neste primeiro ano, 10 escolas médicas do centro oeste: UFMS, UFGD, UNIDERP, UFG, UNB, ESCS, UFMT, UNIEVANGÉLICA, UNIVERSIDADE DE CUIABÁ, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA se uniram para juntas elaborarem e aplicarem o primeiro teste progresso das escolas médicas do centro oeste brasileiro.

As escolas médicas participantes decidiram tornar o Teste de Progresso oficial no calendário escolar a ser realizado entre os meses de setembro e outubro de cada ano.

O colegiado do curso de medicina da UNIEVANGÉLICA, em plenária no dia 06/08/2013, oficializou um programa de estímulo à participação dos alunos: serão oferecidos bônus na nota teórica do período em que o aluno está cursando. O aluno, de acordo com sua participação e performance no teste progresso poderá obter até 10 pontos (nota de 0 a 100) na nota teórica do módulo ou área escolhida no momento da inscrição (o aluno poderá optar apenas por um módulo ou área no período em que está matriculado e cursando). A pontuação seguirá o seguinte critério:

• 2,5 pela presença na prova no dia estabelecido;
  • 2,5 pela presença de 90% ou mais da turma que o aluno esteja regularmente matriculado;
  • 2,5, se o percentual de acertos da prova individual do aluno ficar na média da turma que está inserido (média de acertos do aluno do 2º período em relação à sua turma de 2º período da UniEVANGÉLICA);
  • 2,5, se o percentual de acertos da prova individual do aluno ficar na média das turmas homólogas do consórcio de escolas (média de acertos do aluno do 2º período da UniEVANGÉLICA, em relação à média das turmas de 2º período do Consórcio de Escolas).

Após realização do teste e assim que receber sua pontuação final o aluno deverá imprimir relatório final disponível em seu e-mail e encaminha-lo a secretaria do curso, para então ser premiado com o bônus correspondente.

O curso de medicina da UNIEVANGÉLICA espera que todos os seus alunos participem do teste com compromisso e motivação. A finalidade maior é avaliar os estudantes repetidamente e combinar seus resultados nestas avaliações para fazer previsões sobre o futuro de competência e/ou desempenho.

O aluno participante receberá em seu e-mail, de forma sigilosa, sua pontuação, sua performance em relação a média de sua turma e também das turmas do mesmo período dos outros cursos de medicina participantes do teste progresso. Terá ainda um relatório individualizado com o diagnóstico onde é maior a sua deficiência (morfo, habilidades, etc.) e onde é maior o seu conhecimento.

O aluno da fase inicial do curso terá como acompanhar, anualmente, o seu crescimento cognitivo quando em posse de sua pontuação no teste progresso anualmente. O aluno de fase mais adiantada, além de acompanhar o seu desempenho via pontuação anual, tem no teste progresso uma real avaliação de seu desempenho comparado com o de outros estudantes de medicina que serão seus concorrentes nas provas de residência médica, além de poder direcionar seus estudos de acordo com o diagnóstico das áreas de suas maiores deficiências.