24/05/2013

Representantes da UFG visitam curso de Medicina da UniEVANGÉLICA

24.05.2013

Na manhã de sexta-feira (24) a Comissão de implantação do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás - Campus de Jataí esteve presente na UniEVANGÉLICA, buscando uma troca de conhecimentos e informações sobre o método de ensino PBL do curso de medicina.

visita ufg

O Aprendizado Baseado em Problemas (Problem-Based Learning - PBL) destaca o uso de um contexto clínico para o aprendizado, promove o desenvolvimento da habilidade de trabalhar em grupo, e também estimula o estudo individual, de acordo com os interesses e o ritmo de cada estudante. O aprendizado passa a ser centrado no aluno, que sai do papel de receptor passivo, para o de agente e principal responsável pelo seu aprendizado. Os professores que atuam como tutores (ou facilitadores) nos grupos têm a oportunidade de conhecer bem os estudantes e de manter contato com eles durante todo o curso.

O projeto de implantação do curso de Medicina em Jataí está em processo de desenvolvimento e de acordo com o Diretor do Campus, Wagner Golveia dos Santos, até no segundo semestre de 2014 o curso já deverá estar em funcionamento em uma cidade com mais de 89 mil habitantes.

A comissão da UFG composta pela Pró-reitora de Graduação da UFG, Sandra Mara Matias, a Assessora de Graduação de Jataí, Eliana Machado, o Diretor do Campus de Jataí, Wagner Golveia dos Santos, o Vice-Diretor do Campus de Jataí, Alessandro Martins e demais professores da área de saúde pretendem visitar um total de quatro instituições de ensino que já adotam o método PBL para a implantação do curso em Jataí.

Na UniEVANGÉLICA a comissão foi recebida pelo Pró-reitor Acadêmico, Marcelo Mello Barbosa, o Diretor do Curso de Medicina, João Baptista Carrijo, a Coordenadora de Planejamento, Jozelia Rêgo, a Coordenadora do Internato, Fátima Maria Lindoso da Silva Lima, a Coordenadora Pedagógica, Cláudia Regina Major, e demais representantes do curso de Medicina da instituição.

Após trocarem diversos conhecimentos e as vivências com os alunos, toda a equipe conheceu os espaços e laboratórios destinados ao curso. O Diretor do Campus de Jataí, ressaltou que a implantação do curso na cidade visa uma fixação maior de médicos no interior, "atrair médicos através da política de incentivos é fundamental, por isso buscamos adotar o método PBL para nós adequarmos a essa mudança de visão da Medicina, lembrando que a UFG é a única na cidade que já possui cursos nas áreas da saúde", finalizou Wagner Golveia.

O Pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Mello Barbosa, discursou a todos que a UniEVANGÉLICA já é parceira a tempos da UFG e a instituição está sempre aberta a receber estas comissões para um troca de informação e conhecimentos. "Temos o curso de Medicina com excelente avaliação do MEC e isso nos orgulha" - detalhou o Pró-Reitor.

Sandra Mara MatiasNo final da visita a Pró-Reitora de Graduação da UFG, Sandra Mara Matias, enfatizou que a intenção da UFG neste momento é criar um curso com uma proposta inovadora, visitando instituições de ensino de qualidade para assim levar um diferencial aos acadêmicos. E ressaltou ainda como as universidade federais atuam, "As condições das federais é bem diferente das instituições privadas, temos que atuar com as imposições e condições que o MEC nos proporciona, e através de uma nova política do Governo Federal novas vagas serão abertas para os cursos de Medicina em todo o país. Essa é apenas uma primeira aproximação da equipe com o PBL e a minha intenção é que até o final do ano o projeto pedagógico já esteja fechado e implantado na UFG de Jataí." – concluiu a Pró-Reitora.