14/05/2013

Representantes das Universidades da Francofonia Canadense visitam a UniEVANGÉLICA

14.05.2013

visita AUFC

Seis representantes da Associação das Universidades da Francofonia Canadense (AUFC) estiveram na manhã do dia 14 visitando as dependências da UniEVANGÉLICA em busca de parcerias para integração internacional do ensino.

Na sala de reuniões da Presidência da Associação Educativa Evangélica se reuniram os seis representantes canadenses, o Presidente da AEE, Geraldo Henrique Ferreira Espíndola, o Reitor do Centro Universitário de Anápolis, Carlos Hassel Mendes, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Itami Campos, o Coordenador do Departamento de Relações Internacionais da UniEVANGÉLICA, Rocindes José e o Professor do Mestrado, José Paulo Pietrafesa.

A AUFC existe desde 2004 e é caracterizada pela diversidade, são 14 universidades membros francófonas ou bilíngues, de todos os tamanhos, presentes de costa a costa, em sete províncias canadenses: Nova Brunswick, Nova Escócia, Ontário, Manitoba, Saskatchewan, Alberta e Colúmbia Britânica.

As instituições membros oferecem serviços e programas de estudo do bacharelado ao doutorado em francês ou em ambas as línguas oficiais do Canadá, nas áreas das artes, das ciências sociais, do direito, da engenharia, das ciências, da administração e da saúde.

O Presidente da AEE, Geraldo H. F. Espíndola se disse honrado em receber os membros da AUFC, exemplificou a história de tradição no ensino da Associação, e declarou, "Há um grande interesse por parte da AEE em firmar um convênio com a AUFC, e para isto temos um departamento de relações internacionais, e através também do Centro de Línguas da instituição, que frequentemente têm levado estudantes para intercâmbios, e gostaria que isto se estendesse também as instituições canadenses."

Os representantes, Sra. Chantal Beauvais, Reitora da Universidade Saint-Paul, o Sr. Christian Detellier, Vice-Reitor de estudos da Universidade de Ottawa, a Sra. Raymonde Gagné, Reitora da Universidade de Saint-Boniface, a Sra. Jocelyne Lalonde, Diretora Executiva da AUFC, a Sra. Sylvie Landry, Diretora de Assuntos Francófonos da Universidade Laurentienne e o Sr. Tum Rahilly, Vice-Presidente Adjunto da Universidade Simon Fraser, deram um breve relato de como funciona a metodologia de ensino Canadense e onde ficam localizadas as suas instituições, consideraram que é muito importante essa busca de parcerias para trazer ao Brasil acadêmicos canadenses com o intuito de aprender a língua Portuguesa, e da mesma forma levar também acadêmicos para o Canadá. E disseram que os interessados em conhecer mais sobre a AUFC podem estar acessando o site www.aufc.ca

Após o café da manhã eles conheceram algumas dependências da UniEVANGÉLICA e Colégio Couto Magalhães.