10/04/2013
Campus Anápolis

Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil visita a UniEVANGÉLICA

10.04.2013

visitabispo

Na última sexta-feira, 05 de abril, a UniEVANGÉLICA e o Colégio Couto Magalhães, instituições mantidas pela Associação Educativa Evangélica receberam a visita do Reverendo Adonias Pereira do Lago, Bispo da 5ª Região Eclesiástica e presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil.

O bispo e comitiva formada pelo Rev. Pr. Edinei Berteli Reoolon, pastor titular da Igreja Metodista Central em Goiânia; Pr. Natanael Inácio Gonçalves da Igreja Metodista Central; Prª. Gabriela Albetim da Igreja Metodista do bairro Santa Isabel de Anápolis; Josue Moreira e Anderson Pinange, membros dirigentes da AEE e Gustavo Martins Brauna, coordenador da empresa júnior da UniEVANGÉLICA foram recebidos pelo Reitor Carlos Hassel Mendes na sala de reuniões da reitoria, acompanhado pelo Pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Mello Barbosa.

Estiveram também presentes a diretora do colégio Couto Magalhães, Aelia Cavalcante, o coordenador de extensão, Fábio Rodrigues, o coordenador do UniATENDER, Roberto Alves, o coordenador da pastoral institucional, Pr. Heliel Gomes de Carvalho, o encarregado do departamento de relações internacionais, Pr. Rocindes Correa, o  coordenador da EAD, Marcos Wesley da Silva e o encarregado do UniSOCIAL, Wander Lucio.

Após os momentos de boas vindas e apresentações, o reitor, Carlos Hassel Mendes, fez uma breve exposição sobre a Associação Educativa Evangélica e sua história, ressaltou seu pioneirismo no ensino superior no interior do Estado de Goiás e os resultados obtidos em termos de excelência no ensino, na pesquisa e extensão. Destacou as notas excelentes recebidas pelo Ministério de Educação (MEC), como o cinco para o curso de engenharia civil e quatro para o curso de medicina, conceitos esses repetidos em vários outros cursos da UniEVANGÉLICA, o reitor frisou ainda a importância do trabalho desenvolvido em termos de confessionalidade e parcerias com as instituições de outros países e o trabalhos desenvolvidos em parcerias com a Igreja Metodista.

Os representantes dos vários setores da UniEVANGÉLICA aprestaram breves relatos das áreas que representam. Foram destacadas as políticas de atenção aos indígenas desenvolvido pelo UniMISSÕES e UniATENDER, o projeto de atenção a dependência química e prevenção ao uso indevido de drogas, o trabalho com os egressos e a oportunidade que os estudantes têm de manifestar suas opiniões por meio da ouvidoria geral e redes sociais.

Como parte da apresentação do UniATENDER o acadêmico de engenharia civil Benevides Fernandes da Mata, que também estava presente, realizou um depoimento sobre a assistência recebida na instituição, e destacou o apoio do UniSOCIAL, que atua com o programa de Bolsas. Benevides descreveu que veio buscar na UniEVANGÉLICA uma formação profissional, mas encontrou também conforto e apoio espiritual, o qual foi estendido também a sua família.

O coordenador da EAD citou o lançamento e os cursos já disponibilizados pela UniEVANGÉLICA Digital, atuante na educação a distância.

Foram apresentadas as versões do Projeto Missionário - Uma Semana para Jesus, um projeto que serviu de piloto para outras ações missionárias da UniEVANGÉLICA, destacou o Pr. Rocindes. O coordenador da pastoral institucional, Heliel Gomes, destacou o trabalho desenvolvido pela capelania institucional com as devocionais semanais, os grandes encontros como o COM VOCAÇÂO, as reflexões impressas e a disponibilização de capelães nas várias unidades mantidas pela AEE.

A diretora do Colégio Couto Magalhães, Aelia Cavalcante, destacou o ensino desenvolvido no colégio e sua história de 81 anos de existência.

O bispo Adonias relembrou bons momentos de amizade e relacionamento cordial com o reitor, Carlos Hassel Mendes, parabenizou o trabalho missionário e de excelência na educação que AEE desenvolve por meio de suas mantidas, agradeceu o privilégio de visitar a UniEVANGÉLICA e pela parceria nos projetos Uma Semana para Jesus, destacou ainda que o compromisso missionário cristão da UniEVANGÉLICA é visível.

Após o encontro na reitoria, o bispo e comitiva, visitaram as instalações da UniEVANGÉLICA com encerramento no almoço oferecido pelo presidente da AEE e chanceler da UniEVANGÉLICA, Geraldo Henrique Ferreira Espíndola, que na ocasião agradeceu a ilustre visita e ressaltou que a mesma engradecia a AEE.

Confira AQUI as fotos do evento.

Em entrevista concedida o Bispo Adonias detalhou o contato com a AEE:

Como o senhor vê este deste contato de hoje para as relações entre a Igreja Metodista e a AEE?

Desde o começo da fundação a presença Metodista tem sido real e à medida que o tempo foi passando a igreja metodista tem disponibilizado pessoas para se somar aos demais membros de outras denominações para que a AEE avance e cresça em todas as dimensões. E temos acompanhando os passos da AEE desde os anos passados até hoje e percebemos que em unidade com outros segmentos a Igreja Metodista vem dando também a sua colaboração. E o fato de estar aqui, dialogar com direção, ver como as coisas têm sido feitas, ver desenvolvimento, o crescimento em todas as áreas, isto fortalece os vínculos da igreja com a AEE, pois nós oramos e procuramos apoiar ao máximo possível e quando vemos que as coisas vão indo bem, isto nos motiva e nos responsabiliza a atuar mais e com maior seriedade para que continuem crescendo e avançando pra o bem da cidade e de todos os lugares onde ela estiver presente, e com essa marca da confessionalidade que é muito significativa.

Em que aspectos a marca da confessionalidade pode ser positiva no contexto da educação?

A igreja foi chamada pra ser sal e luz. Se a sociedade tem passado por crises da vida familiar, na ética, na moral, e o processo educacional é um dos meios pelo qual a igreja atua para a formação do cidadão, nada mais relevante do que oferecer educação com princípios cristãos, pois além de ter uma boa formação acadêmica, com valores da academia em diversas áreas, insere valores da família, da ética e da justiça, e tudo isto irá contribuir para formar um cidadão de melhor qualidade, trazendo a ele maior dignidade a todos de um modo geral. E para cada cidadão que a recebe valores do reino de Deus se tornam cidadãos que terão mais temor diante das oportunidades de fazer coisas erradas, cometer crimes, agir injustamente na sociedade. Então, a contribuição da AEE pautada nestes valores é fundamental, visto que as ações educacionais da igreja são extensões da missão igreja. Essas duas funções, não podem ser divorciadas. A igreja deve investir na educação, numa educação de qualidade e qualidade de vida Cristã. Oramos para que esta parceria entre Igreja Metodista e a AEE seja cada vez mais firme e que os valores cristãos estejam sempre presentes na ações educacionais, políticas e sociais. Vamos nos empenhar para manter junto com a AEE este aspecto positivo em tudo que tem sido feito.