01/04/2013
Campus Anápolis

Comissão Própria de Avaliação divulga o relatório anual de avaliação institucional 2012

01.04.2013

cpasite02A CPA – Comissão Própria de Avaliação – presidida pelo Pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Mello Barbosa, divulgou nesta data o relatório anual de avaliação institucional referente às ações de avaliação 2012 do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA.

A CPA do Centro Universitário de Anápolis foi criada pela Res/Reitoria nº. 2, de 14 de julho de 2004 e seus membros foram designados pela Res/Reitoria nº. 19, de 14 de julho de 2004. As ações de avaliação são tomadas como referencial de qualidade. Para tanto, é realizado amplo diagnóstico institucional e apresentadas propostas de melhoria para mitigação dos problemas identificados. Os dados da avaliação institucional são apresentados à reitoria e à mantenedora do Centro Universitário a fim de se estabelecer o planejamento institucional.

A CPA é composta por duas subcomissões: a Subcomissão Interna de Avaliação (SIA) e Subcomissão de Especialistas em Avaliação (SEA). A Subcomissão Interna de Avaliação atua na auto avaliação dos cursos e é composta pelo Diretor do Curso, Coordenador pedagógico, um representante docente, um representante discente e um representante do pessoal técnico administrativo.

As SIAs são responsáveis pelo planejamento e operacionalização dos processos avaliativos nos cursos e setores; coleta e disponibilização de informações à CPA; avaliação dos processos oriundos da Ouvidoria; elaboração de relatórios sobre as avaliações realizadas nos cursos e setores; auxilio nos processos de avaliação externa desenvolvidos pelo Ministério da Educação. Os componentes das Subcomissões Internas de Avaliação servem de elo entre a CPA e os cursos ou setores e são responsáveis pela articulação da avaliação interna dos cursos e setores com as prioridades da CPA.

A SEA é responsável também pela avaliação de alterações de matrizes curriculares e PPC. Em resumo, as atribuições da SEA são: avaliar os projetos pedagógicos dos cursos novos; avaliar os processos de mudança nos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e nas matrizes curriculares ao longo do curso; analisar relatórios, elaborar pareceres e encaminhar recomendações para a CPA; auxiliar nos processos de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação; orientar o planejamento das ações internas dos cursos e unidades; contribuir com os cursos e unidades no processo de compreensão e análise dos dados da avaliação.

As ações de avaliação da CPA, em 2012, foram desenvolvidas por essas duas subcomissões e estão descritas no relatório anual. O relatório está organizado em capítulos sendo que, no primeiro capítulo, é relatada a auto avaliação desenvolvida nos cursos; no segundo capítulo os resultados do diagnóstico da qualidade dos serviços internos da Associação Educativa Evangélica (AEE) referentes às mantidas Centro Universitário de Anápolis, Faculdade Raízes e Colégio Couto Magalhães; no capítulo 4 são descritos o quantitativo de alterações de matriz e simulações de avaliação desenvolvidas pela SEA; o capítulo 5 refere-se a uma análise dos resultados do ENADE 2011 dos cursos de Pedagogia, Educação Física, e Sistemas de Informação; e, por fim, o capítulo 6 destina-se às informações de avaliação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Ações Comunitárias.

Os dados de avaliação são apresentados especificando-se as ações previstas e realizadas, procedimentos de avaliação, potencialidades, fragilidades e propostas de melhoria para todas as dimensões avaliadas.

Confira AQUI o relatório completo.