28/03/2013

Curso de Direito realizou palestra sobre o dia mundial do consumidor

28.03.2013

direitoconsumidor

Em contemplação ao Dia Mundial do Consumidor o curso de Direito da UniEVANGÉLICA, realizou palestra inovadora na modalidade "talk show", no auditório do bloco F, dia 21 de março.

Em 15 de março comemora-se o dia mundial do consumidor, a data foi considerada pelo Diretor do Curso de Direito, Marcelo Henrique dos Santos, de extrema importância, "notadamente termos um dos códigos de defesa e proteção ao consumidor mais avançados do mundo".

O evento abordou os aspectos sócios jurídicos da relação de consumo, tendo como palestrantes o Diretor do Curso de Direito, e os professores da disciplina, Marcelo Henrique dos Santos e Marcus da Costa Ferreira. Participou também a professora Taís Soares Oliveira, da disciplina direito constitucional.

O público-alvo foi composto por turmas do 1º e 7º períodos e na ocasião houve esclarecimentos importantes sobre a relação de consumo e sua evolução, a questão da segurança e da saúde dos consumidores, das garantias e suas modalidades, a sustentabilidade e o "consumismo", sendo que a modalidade adotada foi a de "talk show", com ampla interação com os acadêmicos.

Confira AQUI as fotos do evento.

Além desse evento o curso de Direito vem realizando algumas atividades de extensão importantes:

• Abertura do NPJ para os alunos dos 1º a 6º períodos do curso que queiram vivenciar a rotina de um escritório. Os alunos inscritos (no total de 40) frequentarão o NPJ durante quatro meses, uma vez por semana, e acompanharão os alunos do estágio curricular nos atendimentos aos clientes. Realizarão atividades como peticionamento, audiências e acompanhamento processual. Apesar de muitos não possuírem todo o conteúdo teórico para tanto, poderão já vivenciar a prática do curso, aliando teoria e pratica.
  • O dia internacional da água, 22 de março, foi comemorado pelos alunos do curso que responderam por um caso relativo ao uso da água e apresentaram em forma de banners alocados em locais públicos de Anápolis. A atividade foi desenvolvida para que o conhecimento acerca do Direito seja repartido com a sociedade, fazendo a cidadania ser ativa e continua.
  • Foram distribuídos outros casos alusivos ao dia internacional do combate ao câncer e dia do índio, que serão trabalhados os direitos indígenas. Outros dias comemorativos serão lembrados pelo curso no decorrer do ano.
  • O curso de graduação em Direito fez uma parceria com o curso de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, no qual alguns alunos do curso de pós irão ministrar aulas aos sábados durante o mês de abril para os alunos dos 1º ao 6º períodos. Os temas abordados são: Lei penal no tempo e no espaço; vedação da prisão do depositário infiel; ação penal e lei dos crimes hediondos, tendo em vista o HC 111840 julgado pelo STF.