25/03/2013
Campus Anápolis

Curso de Enfermagem realiza ações efetivas na "Semana da Mulher"

25.03.2013

Durante o mês de março, o curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA implementou diversas ações voltadas para promoção a saúde da mulher. A organização conjunta entre Diretoria, Supervisão de Estágios e Extensão do curso e do UniCUIDAR – Ambulatório Avançado de Enfermagem atuaram em dois locais. Participaram enfermeiros, docentes e acadêmicos.

Ação Saúde da Mulher – Lojas Pernambucanas

Este foi o quarto ano consecutivo que o UniCUIDAR, em parceria com as Lojas Pernambucanas de Anápolis, atendeu de forma diferenciada as mulheres que visitaram a loja. A ação realizada no período de 8 a 10 de março, ofereceu atendimento "VIP" a todas elas. Durante as compras as clientes participaram de uma sessão de Promoção a Saúde, muito elogiado por todas elas.

Ao todo 22 acadêmicos dos 4º e 5º períodos de Enfermagem, acompanhados pelos Enfermeiros tutores do curso, Marcelo B. Vieira, Najla Carvalho e Rávila A. Sousa juntamente com a Profª. Flávia F. Almeida realizaram atendimentos voltados para a prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero, além de várias sessões de educação em saúde, com enfoque na sexualidade sadia, planejamento familiar e reflexão sobre a melhoria da autoestima e da qualidade de vida.

Foram atendidas 560 mulheres e realizadas as seguintes intervenções de enfermagem: 318 consultas de enfermagem clínica com aferição de pressão arterial, índice de massa corporal, completadas com orientações para prevenção de hipertensão arterial, diabetes melitus, obesidade, dislipidemias, cardiopatias isquêmicas e suas complicações; 322 orientações sobre autoexame de mamas e prevenção de câncer de colo uterino; Orientações em mesa demonstrativa sobre sexualidade e planejamento familiar; 90 exames de tipagem sanguínea.

Ação Saúde da Mulher – Igreja Adventista

No último dia 10 de março, dez acadêmicos do 5º período de Enfermagem realizaram ações de Promoção à Saúde da mulher, que incluiu educação em saúde para casais. Os acadêmicos foram orientados e acompanhados pelas professoras Lígia Bras Melo e Zeile da Mota Crispim, durante atividades práticas da disciplina Saúde Reprodutiva e Sexualidade.

A ação aconteceu durante todo o dia na Igreja Adventista localizada na Vila Jaiara em Anápolis, a programação se iniciou com o café da manhã comunitário e culto em louvor a todas as mulheres, seguida por uma extensa ação de saúde.

Foram realizadas 92 consultas ginecológicas de Enfermagem com autoexame das mamas e coleta de exame colpocitológico (COP) para prevenção de câncer de colo de útero.

A Diretora do curso, Profª Drª. Sandra Valéria ressaltou a importância de ações comunitárias de iniciativa privada, como a das Lojas Pernambucanas, que vem demonstrando comprometimento social com seus clientes. "Segundo as diretrizes curriculares de graduação em Enfermagem (DCN) e a política de atenção básica no país, compete ao enfermeiro as ações de promoção da saúde, entendimento e participação nos Programas de Saúde, monitoramento e alimentação de bancos de dados dos Sistemas de Informação do SUS e ainda a contribuição na investigação, definição do perfil epidemiológico da população e implementação de estratégias eficazes voltadas para melhoria de saúde e qualidade de vida, e alcance das metas do Ministério da Saúde. Neste sentido, o curso de Enfermagem da UniEVANGÉLICA não tem medido esforços para alcançar o perfil do Egresso e consolidar suas competências, conforme exigências dos órgãos gestores da educação e saúde, bem como esperado no mercado de trabalho. Nosso êxito depende do empenho de todo corpo docente, de enfermagem e administrativo, apoio institucional e das parcerias com os setores públicos e privados, o que tem feito total diferença na formação diferenciada de nossos Egressos." – Declarou a Diretora.