02/03/2013

Lançado o Projeto Visitando o Congresso Nacional - Ano 2013

02.03.2013

O Centro Universitário de Anápolis em parceria com o Deputado Federal Rubens Otoni inicia 2013 com um grande marco: este ano, o projeto Visitando o Congresso Nacional completa seis anos, tendo levado 4.747 alunos a Capital Federal. Para 2013 estão previstas a princípio 24 visitas. Mas segundo a assessora do Deputado, Elzira Freitas, ao longo do ano surge pedido de visitas extras. A estimativa é de que cerca de mil estudantes participem do Conhecendo o Congresso neste ano.

Na manhã desta terça-feira, 26, aconteceu o encerramento do Conhecendo o Congresso 2012 e o lançamento da edição 2013. Os acadêmicos do curso de direito do Centro Universitário de Anápolis (UniEVANGÉLICA) foram a primeira turma do ano, eles foram recebidos por Rubens Otoni no auditório Freitas Nobre.

Estavam também presentes o Pró-Reitor Acadêmico, professor Marcelo Mello; o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, professor Itami Campos e o Coordenador de Extensão e Ação Comunitária, professor Fábio Fernandes.

Para o parlamentar é uma satisfação mostrar aos alunos como funcionam os trabalhos legislativos do Brasil. "O Visitando o Congresso Nacional é uma iniciativa para ensinar democracia ao estudante. É importante que eles conheçam a estrutura dos órgãos federais para que possam participar de forma ativa na política do país", pontua Rubens Otoni. "Para nós é uma alegria receber a juventude no Congresso e mostrar aos nossos estudantes a importância desta casa de leis. Que estas visitas contribuam não só para sua formação profissional, mas também para sua formação cidadã."

Após o evento de lançamento, os estudantes fizeram um tour no Congresso Nacional e assistiram a uma sessão no Supremo Tribunal Federal.

Já Eduarda Pereira, estudante do curso de direito e que estava presente na primeira viagem da edição 2013, o projeto Visitando o Congresso Nacional é uma oportunidade para os alunos no interior poder conhecer Brasília.

"Eu já conhecia o projeto pela faculdade tinha um ano, mas nunca tinha participado. Foi muito bom ter a oportunidade de conhecer o Congresso", conta a aluna. "Eu conhecia Brasília, mas não o Congresso Nacional. A oportunidade surgiu e foi bastante proveitoso. O projeto completa a formação acadêmica e tira um pouco aquela teorização", completa o estudante de direito, Yago da Silva, que também estava presente na edição desta terça-feira.

Confira as próximas datas em nossa agenda e veja fotos do lançamento no UniFOTOS.