17/01/2013

Inscrições para o PROUNI encerraram, veja a quantidade de bolsas oferecidas

17.01.2013

As inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni) para bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior encerraram-se nesta segunda-feira (21). Neste primeiro semestre de 2013, os candidatos concorrem a um total de 162.329 bolsas em todo país, sendo 108.686 integrais e 53.643 parciais (50% da mensalidade).

Para concorrer, é preciso ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e obtido nota mínima de 450 pontos, além de não ter tirado zero na redação.

O programa terá duas chamadas, nos dias 24 de janeiro e 8 de fevereiro.

Tipos de bolsas

As bolsas do ProUni valem para toda a duração do curso, mas para continuar recebendo o benefício o estudante precisa ser aprovado, no mínimo, em 75% das disciplinas cursadas em cada período letivo.

Confira o Edital de Seleção e a Portaria Normativa do PROUNI para se informar melhor.

Verifique a quantidade de Bolsas disponíveis na AEE.

Entenda o ProUni passo a passo

Para se inscrever é preciso ter feito o Enem 2012 e atender critérios socioeconômicos. Tire suas dúvidas sobre o programa:

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

O ProUni acontece duas vezes por ano: uma no primeiro e outra no segundo semestre.

O ProUni do primeiro semestre será realizado em apenas uma etapa, com inscrições entre 17 e 21 de janeiro.

Para se inscrever no programa de bolsas é imprescindível que o estudante tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 e obtido pelo menos 450 pontos de média nas cinco provas do exame (matemática, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e redação).

As inscrições para o ProUni são feitas apenas pelo site do programa. Para conseguir se cadastrar é preciso informar o CPF, número de inscrição do Enem 2012 e a senha. Se o estudante estiver cadastrado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), deve usar a mesma senha utilizada no programa.

Para fazer inscrição: As inscrições serão feitas em uma etapa, entre 17 e 21 de janeiro, apenas pelosite do ProUni. Serão requisitados o CPF, o número de inscrição no Enem 2012 e a senha cadastrada no site do Enem.

Ao entrar no site, o estudante escolhe, por ordem de prioridade, até duas opções de cursos de seu interesse em uma ou mais instituições e o tipo de bolsa (integral ou parcial). Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções, se assim desejar. Será considerada válida a última inscrição realizada.

No final do prazo de inscrição, caso haja mais alunos do que vagas, o ProUni selecionará os candidatos melhores classificados em cada curso, por modalidade de concorrência, de acordo com suas notas no Enem 2012.

Nota de corte: Uma vez por dia, o ProUni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso - com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos naquele curso. Com isso, o estudante pode saber se a sua nota lhe permite obter a bolsa na faculdade que e, se não, alterar suas opções.

Vestibular: O candidato não precisa fazer o vestibular da instituição de ensino que está pleiteando a bolsa do ProUni, a inscrição para conseguir a bolsa é feita a partir da nota do Enem.

Mas, fique atento, algumas instituições participantes optam por aplicar provas de seleção aos candidatos pré-selecionados pelo ProUni. Essa prova é isenta de cobrança de taxa. No momento da inscrição no ProUni, o candidato fica sabendo se a faculdade para a qual quer se inscrever aplica o exame de seleção.

Tipos de bolsas: O ProUni oferece dois tipos de bolsas: integral e parcial (50% da mensalidade). A bolsa integral é para estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). A bolsa parcial é destinada aos estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos (R$ 2.034).

Atendendo aos requisitos: Além de ter a nota mínima no Enem, para ter a bolsa do ProUni o estudante precisa:

- ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;

- ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou ter cursado parte ou todo o Ensino Médio em escola privada com bolsa integral;

- ser portador de deficiência física;

- ser professor da rede pública de ensino básico, concorrendo a vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia.

Calendário: Ao fim das inscrições, os estudantes terão um período para efetuarem as matrículas nas faculdades que conseguiram bolsa.
Veja as principais datas:

- De 17 a 21/01: estudantes devem usar o site do ProUni para se inscrever no programa.

- 24/01: será divulgada a primeira lista dos candidatos pré-selecionados A comprovação de dados dessa chamada deve ser realizada em 24 a 31/01.

- 08/02: será divulgada a segunda lista dos candidatos pré-selecionados no ProUni. A comprovação de dados dessa chamada deve ser realizada em 08 a 19/02.

Atenção! Os resultados do processo seletivo do ProUni são disponibilizados na Internet, no site do programa, pelo telefone 0800 616161 e pelas próprias instituições participantes do ProUni. É de inteira responsabilidade dos candidatos pré-selecionados observar o cumprimento dos prazos estabelecidos, bem como o acompanhamento de eventuais alterações.

Matrícula: Após ter sido pré-selecionado pelo ProUni, o estudante deve comparecer à secretaria da instituição de ensino para qual foi aprovado, portando os documentos necessários para comprovar as informações mencionadas na ficha de inscrição.

Depois que todas as informações são checadas, o estudante assina o Termo de Concessão e é inserido no programa de bolsa.

FONTE: Guia do Estudante