17/12/2012

Trabalhos do PIBID foram apresentados em Encontro Nacional

17.12.2012

pibid2012123Entre os dias 05 a 07 de dezembro aconteceu, na cidade de São Luiz do Maranhão, o III Encontro Nacional das Licenciaturas e o II Encontro Nacional do PIBID, com o tema "Desafios Contemporâneos na Educação: Formação de Professores e o papel das Instituições de Ensino Superior". Como representantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da UniEVANGÉLICA, as professoras Maria Clemência Ferreira e Josana Peixoto, participaram do evento e puderam compartilhar com outras instituições brasileiras de Ensino Superior, experiências vividas nestes 5 meses de execução do PIBID em duas escolas da rede municipal de Anápolis: Escola Municipal Desembargador Air Borges e Escola Municipal João Luiz de Oliveira.

Foram apresentados dois trabalhos do subprojeto de Biologia, nas modalidades de pôster e relato de experiências, respectivamente intitulados: "Avaliação do Desempenho de alunos na disciplina de Ciências em aulas teóricas e práticas da Escola Municipal João Luiz de Oliveira – Anápolis/GO" e "Educação Ambiental: resíduos sólidos e reaproveitamento retratados por alunos do Ensino Fundamental da cidade de Anápolis- GO". Para elaboração de tais estudos, sob a coordenação da professora Josana Peixoto, participaram as bolsistas do curso de Licenciatura em Biologia, Dayane Lopes e Andréia Assis.

Destaca-se a participação das professoras na reunião de coordenadores de áreas, em que foram discutidas algumas ações de desenvolvimento do PIBID por parte das Instituições de Ensino Superior, públicas e privadas, brasileiras. Foram apresentadas dificuldades que têm sido encontradas em cada realidade e levantadas algumas propostas que serão encaminhadas a Capes.

As professoras ressaltam o quanto foi significativa a participação neste evento, uma vez que se notaram similaridades quanto às dificuldades e benefícios que o programa possibilita aos acadêmicos dos cursos de Licenciatura das instituições de Ensino Superior.

Ao final do evento ficou estabelecido que o IV Encontro Nacional das Licenciaturas e o III Encontro Nacional do PIBID, serão realizados na cidade de Uberaba- MG entre os dias 04 a 06 de dezembro de 2013. A equipe PIBID/UniEVANGÉLICA inicia mobilização desde já para enviar o máximo de bolsistas, pois na ocasião, pretende-se apresentar resultados concretos deste programa e da nossa realidade com participação em GTs, relatos de experiência e apresentação de pôsteres, envolvendo os pibidianos da UniEVANGÉLICA.