27/11/2012

Projeto Criar e Tocar lança sua Banda Sinfônica com apresentação emocionante

27.11.2012

bandasinfonicaFoi realizada na noite de ontem, 26, no Salão Nobre da UniEVANGÉLICA o lançamento da Banda Sinfônica do Projeto Criar e Tocar, juntamente com a apresentação de final de ano do Projeto Criar e Tocar, Tocando com Arte. O evento, idealizado pela diretora geral dos projetos, Marisa Espíndola, tem como principal objetivo ressaltar a importância do aprendizado social.

Todos os professores e idealizadores do Projeto estiveram presentes e foram apresentados pela Professora Marisa Espíndola. O público presenciou com entusiasmo as apresentações do Coral e da Orquestra do Projeto. E com expectativa foi lançada a Banda Sinfônica que apresentou cinco músicas regidas pelos maestros Regis Dias e Cláudio Antunes.

A diferenciação de Orquestra e Banda Sinfônica são os instrumentos de cordas. Orquestra possui em sua instrumentação, todas as famílias: cordas, sopros, percussão e teclas, sendo que a sua especialidade é o repertório de música erudita. Já a Banda Sinfônica, se difere por possuir somente instrumentos de sopro, percussão e, em algumas formações modernas, também possui piano.

O evento foi uma realização da UniEVANGÉLICA e Prefeitura Municipal de Anápolis e teve como apoio a Fundação Universitária Evangélica, FUNEV, o Conselho Escolar e Cultural Anapolino de Faria, CECAF, a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal.

O Projeto Criar e Tocar é um projeto de inclusão social, tendo a música e as Artes Plásticas como ferramenta de transformação social de crianças e adolescentes. Idealizado pela Professora Marisa Espíndola o projeto é mantido pela Associação Educativa Evangélica e Prefeitura Municipal de Anápolis, por meio da Secretaria de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Social. Criado no ano de 2005, atende crianças e adolescentes de 9 a 18 anos de idade. O Projeto Criar e Tocar, Tocando com Arte tem atualmente cinco núcleos implantados – UniEVANGÉLICA, Bairro Industrial Munir Calixto, Vila Operária, Bairro Adriana Park, Vivian Parque, Paraíso e Goianésia. São atendidas cerca de 450 crianças.

Estiveram presentes no evento as seguintes autoridades: Dr. Geraldo Henrique Ferreira Espíndola – Presidente da AEE e Chanceler do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA; Dr. Carlos Hassel Mendes – Reitor do Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA; Prof. Marcelo Mello Barbosa – Pró-reitor Acadêmico; Profª. Marisa Espíndola – Coordenadora Geral do Projeto Criar e Tocar; Profª Maria Geli Sanches – Professora e Coordenadora da Faculdade Raízes; Profª. Valcemia Gonçalves de Sousa Novaes – Vice-Reitora da UEG – Representando o Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo; Prof. Augusto César de Almeida – Secretário Municipal de Cultura; Dr. Djalma Maciel – Diretor Executivo da FUNEV; Srª Rita de Cássia – Gerente Geral da Caixa Centro-Oeste.

Confiram AQUI mais fotos do evento.