16/11/2012
Campus Anápolis

Acadêmicos e professores participaram do 63° Congresso Nacional de Botânica em Joinville

16.11.2012

A professora Josana de Castro Peixoto, diretora do curso de Ciências Biológicas e docente no Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente e o professor Marcos Rodrigo Beltrão Carneiro, docente no curso de Agronomia e Ciências Biológicas, juntamente com 4 alunos do curso de Ciências Biológicas, Raissa Suelem, Jayne do Carmo, Paula, Alessandra Alves e Paula Lopes do 6º período, participaram entre os dias 11 a 16 de novembro do 63° Congresso Nacional de Botânica em Joinville- SC, cuja temática abrangeu à botânica frente às mudanças climáticas.

O Evento propiciou forte interação e integração entre estudantes, especialistas, mestres e doutores dos diversos segmentos da Botânica.

Cerca de 3.000 pessoas estiveram presentes, que tratou de diferentes questões relacionadas à conservação da natureza, biodiversidade, uso sustentável e mercado de trabalho, sob a ótica do ensino, pesquisa e extensão, enfocando o tema "A Botânica Frente Às Mudanças Globais", ampliando a participação, integração e discussão dos diversos grupos de pesquisa interessados neste contexto e em contribuir com o desenvolvimento científico do país.

Botânica é o estudo científico do ciclo de vida das plantas, fungos e algas. Como um campo das Ciências Biológicas, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.

Foram apresentados 11 trabalhos científicos da UniEVANGÉLICA, frutos de resultados encontrados em Projetos de iniciação científica e da disciplina de etnobotânica nas temáticas de botânica aplicada de plantas medicinais e estudos etnobotânicos e etnofarmacológicos.

Destaca-se o trabalho referente à coleta de dados sobre utilização de plantas medicinais, realizada em 5 comunidades localizadas na região de Parintins, estado do Amazonas, resultados do Projeto de Extensão e do NEPDPCT intitulado: Unicidadã Itinerante Amazonas, na qual a pesquisadora Dra. Josana de Castro Peixoto participou em maio deste ano.

Muitos destes trabalhos foram em parceria com a Universidade Estadual de Goiás e Universidade Federal de Goiás, nos quais os alunos envolvidos desenvolveram parte experimental, como microscopia eletrônica e identificação de óleos essenciais de plantas nestas instituições parceiras.