17/09/2022

A expectativa é grande para a participação dos 40 atletas da Universidade Evangélica de Goiás - UniEVANGÉLICA nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs 2022), evento que ocorrerá de 18 a 25 de setembro, em Brasília (DF).

"A delegação de Goiás será composta por 180 atletas e a UniEVANGÉLICA é a única de Anápolis que representará o município no evento", destaca o professor doutor Iransé Oliveira Silva, coordenador do curso de Educação Física, que diz, ainda, ser uma grande satisfação levar um grupo tão representativo para a competição. “Isso é fruto de um trabalho feito por anos e que conta com o apoio da UniEVANGÉLICA”.

Segundo Azemar Torres Júnior, Coordenador de esportes do Colégio Couto Magalhães e técnico de basquete da Unievangelica, as expectativas para os jogos são as melhores. “É o sexto brasileiro consecutivo que conseguimos nos classificar. Tudo isso só é possível graças ao empenho de nossos alunos, e ao apoio que recebemos da Universidade, que sempre busca unir esporte com a vida acadêmica”.

Para o reitor da UniEVANGÉLICA, Carlos Hassel Mendes, a representação nos jogos de 40 atletas da instituição demonstra a importância que a universidade dá ao esporte. “Estamos muito felizes com esta equipe e esperamos que essa participação incentive outros acadêmicos a se dedicarem a essas atividades”, diz.

Matheus Batista Silva, aluno no curso de Administração, vai competir no basquete e se diz satisfeito com a oportunidade de estar presente nos jogos. “Desde criança me dedico a esta modalidade e na UniEVANGÉLICA recebemos muito apoio para a prática de esportes. Minha expectativa não poderia ser melhor com os jogos”, afirma.

Marina Diniz Reis, aluna de Odontologia, vai competir na natação e se diz ansiosa pelos Jogos. “Vamos buscar dar o nosso melhor. Me sinto privilegiada de estar neste grupo e poder representar a Universidade”, sustenta. De acordo com a Confederação Brasileira de Desporto Universitário, os JUBs contarão com mais de sete mil participantes – entre atletas, comissão técnica, profissionais da saúde e voluntários. Haverá representantes de todas das Unidades Federativas do Brasil na capital federal, entre 18 e 25 de setembro.

Podem participar do evento estudantes atletas de 18 a 25 anos regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior, e previamente selecionados nas seletivas estaduais realizadas pelas Federações Universitárias Estaduais. Todas as instalações do evento são gratuitas e abertas ao público.

Modalidades

Ao todo, 28 modalidades integram o cronograma esportivo do evento, entre acadêmicas, olímpicas, paralímpicas e eletrônicas. Dessas, uma é inédita, o breaking, e outras duas voltam após um período de hiato: skate e cheerleading. O skate e o cheerleading já fizeram parte do programa esportivo do JUBs, em 2018 e 2019, respectivamente. Já o breaking faz sua estreia, tendo como referência os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O objetivo é contemplar os praticantes dessas modalidades no desporto universitário e, também, incentivar que novos estudantes atletas ingressem no esporte.

O evento utilizará 20 locais de competição espalhados por todo o Distrito Federal, além de competições de 14 modalidades no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), o coração do evento. No CICB também se encontra o restaurante do evento, as salas de coordenação, a central de logística para os ônibus que transportam as delegações, o boulevard dos atletas e o controle operacional.

A competição de 2022 conta com o suporte de um Termo de Fomento estabelecido entre a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), responsável pela organização da competição, e a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O valor total é de R$ 8,7 milhões. São R$ 5,7 milhões a partir de emendas parlamentares e R$ 3 milhões do orçamento do Ministério da Cidadania.

Bolsa Atleta

Nas modalidades olímpicas e paralímpicas, os resultados do JUBs são elegíveis para pleitear o Bolsa Atleta, programa executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania. O Bolsa Atleta é voltado para dar suporte a atletas de alto rendimento que se destacam nas principais competições do calendário nacional. O edital de 2022 contempla 6.773 esportistas a partir de um investimento anual de R$ 129,5 milhões.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com o a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Água La Priori, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.