01/10/2012
Campus Anápolis

UniINCUBADORA participou do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras

01.10.2012

professorasuniincubadoraCom o tema "Revelando e Integrando Novas Rotas de Desenvolvimento", a Profª. Juliana Luiza Moreira Del Fiaco, coordenadora do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica) e Ana Paula Duarte Avena de Castro, gerente da UniINCUBADORA participaram do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e do XX Workshop Anprotec, realizado no Parque Tecnológico de Itaipu, na cidade de Foz do Iguaçu – PR, entre os dias 17 e 21 de setembro.

O evento serve como propulsor do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social, não apenas do Brasil e sua multifacetada constituição geográfica, mas também de diferentes regiões do mundo.

No Seminário, as participantes tiveram a oportunidade de conhecer modelos e ações bem sucedidas em diversas áreas relacionadas ao movimento, da educação à cultura, passando por sistemas de ciência, tecnologia, inovação e iniciativas de promoção do empreendedorismo. Juntos, autoridades, pesquisadores, empreendedores, servidores públicos e gestores de incubadoras e parques tecnológicos, entre outros públicos, buscaram e encontram soluções para os principais desafios impostos ao desenvolvimento sustentável.

De acordo com o tema principal, o evento revelou de que forma os parques tecnológicos e incubadoras de empresas contribuem para a geração de novas rotas de desenvolvimento nas regiões onde estão inseridos. Independente do modelo de governança dos arranjos institucionais e dos inúmeros desafios, esses ambientes de inovação atuam na articulação e integração de esforços e potencialidades que resultam em uma nova geração de empreendimentos. Consolidam-se, então, rotas alternativas de desenvolvimento, mais maduras e mais próximas da sustentabilidade.

Em sinergia com as diretrizes e estratégias de políticas públicas governamentais e com os programas e ações propostos por agências de fomento, parceiros efetivos do movimento brasileiro, os ambientes de inovação se fortalecem e se qualificam para ocupar novos espaços em um Brasil Maior. Revelar e integrar a nova geração de empreendimentos inovadores ao desenvolvimento de nosso país tem sido o caminho de todos os que fazem e sustentam a Anprotec. Esse foi o principal desafio amplamente debatido durante o Seminário.