27/09/2012

Missão USA 2012 visa parcerias Internacionais para a UniEVANGÉLICA

26.09.2012

viagem

O Núcleo de Relações Internacionais da UniEVANGÉLICA (UniEVANGÉLICA International Relations) esteve juntamente com a Matenedora, Associação Educativa Evangélica – AEE e o Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA na Missão USA 2012, a viagem foi uma oportunidade de relacionamento com instituições de ensino superior cristãs nos Estados Unidos, de maneira prática, pessoal e efetiva.

A viagem aconteceu entre os dias 1 e 12 de Setembro de  2012, com visitas à:

• Dallas Baptist University – Dallas, Texas.
  • Graduate Institute of Applied Linguistic – Dallas, Texas.
  • Letorneau University – Longview, Texas.
  • Liberty University – Lynchburg, Virginia.
  • Wycliffe – Orlando, Florida.

Durante as visitas foram explorados contatos com diversos setores administrativos, confessionais e acadêmicos, permitindo a troca de conhecimentos nas áreas de Gestão Organizacional, Gestão Educacional Universitária, Confessionalidade e Internacionalização Universitária.

Nas universidades, além das visitas às instalações, foram realizadas reuniões com Reitores, Gestores, Capelães e Coordenadores de Relações Internacionais. Com apresentações sobre a missão institucional, confessionalidade e visão das Instituições de Ensino e dos diversos programas que elas desenvolvem.

Foram também visitadas algumas instituições missionárias. Nas organizações Wycliffe foram repassadas diversas informações sobre a situação das línguas a nível mundial, a necessidade de tradução da Bíblia e possíveis envolvimentos em linguística e projetos com povos e culturas.

Apesar do contexto cultural, econômico, social e de regulamentações dos EUA, serem bem distintos da realidade brasileira, os integrantes da delegação classificaram os principais pontos observados nas Universidades:

• Forte compromisso com a confessionalidade cristã.
  • Equilíbrio entre a confessionalidade e excelência acadêmica.
  • O ensino como ministério.
  • Critérios rígidos para  contratação de professores
  • Colaboradores, professores e alunos assinam uma Carta de Princípios.
  • Formação de profissionais para testemunharem os valores do Reino de Deus em seus futuros ambientes de trabalho.
  • Referencial da cosmovisão cristã no relacionamento com a Ciência.
  • Amplas atividades devocionais no Campus (convocation).
  • Cargos de Liderança para pessoas com vida devocional de referência (fé).
  • Visão do mercado estudantil Internacional, inclusive o mercado brasileiro.
  • Expansão da Educação à Distância (EAD).
  • Projetos especiais de esportes, missões e culturas.

Durante as visitas foram consideradas diversas possibilidades de parcerias como cursos de línguas combinados em diversas modalidades, intercâmbios de professores e alunos, parceria estratégica na EAD, Pesquisa Científica Conjunta, parcerias em projetos comunitários e missionários a nível internacional, dentre outras.

De acordo com o Pr. Rocindes José, representante do Núcleo de Relações Internacionais da UniEVANGÉLICA, os objetivos da viagem foram 100% correspondidos. “Entendemos que fomos suficientemente impactados sobre a importância da ancora confessional Cristã no Ensino Superior bem como pelas práticas e atividades observadas. A visão de mercado, internacionalização e educação à distância, indicam direções que precisamos considerar em nossa visão institucional. A confessionalidade pode ser o diferencial da nossa marca.” Concluiu ele.

Veja mais fotos da viagem AQUI.