05/09/2012

Projeto Cidadã Itinerante – Amazônia, Educação e Saúde visitará Amazonas em Outubro

05.09.2012

A UniEVANGÉLICA com proposta acadêmica de ações de extensão nas área de saúde/educação e pesquisa, integrada com a Terre des Hommes Holanda e Equipe Asas de Socorro estarão realizando o projeto Cidadã Itinerante em algumas populações do Estado do Amazonas, dentre elas os municípios de Barreirinha, Nhamundá, Parintins e Uricurituba. A intervenção visa romper o isolamento social das comunidades ribeirinhas e facilitar o acesso de ações de promoção socioambiental em áreas remotas para a garantia do direito fundamental à saúde. A próxima viagem já está com data definida para o período de 27/10 a 03/11.

A região Amazônica com índices elevados de mortalidade infantil, analfabetismo, doenças tropicais, êxodo rural e marginalidade possui cerca de 37 mil comunidades indígenas, ribeirinhas e remanescentes, as quais o acesso terrestre além de ser arriscado, muitas das vezes é impossível, restando apenas o acesso por meio de barcos, a pé ou via aérea. A Asas de Socorro leva apoio através de suporte logístico, transporte, programas de educação, saúde, saneamento, defesa dos direitos e mobilização de voluntários.

A intenção do projeto é contribuir substancialmente para promover melhorias em várias dimensões que afetam o desenvolvimento integral das comunidades ribeirinhas, dentre elas:

• Acesso a serviços e atenção básicos de saúde: melhora nas condições de vida e de saúde das famílias, na prevenção de doenças infectocontagiosas, na condição geral e da saúde bucal;
  • Direito à prestação de serviços públicos como saúde, educação, proteção e assistência social, assim como a um ambiente saudável;
  • Informação e empoderamento das comunidades e suas lideranças sobre as responsabilidades do ente público, seus direitos fundamentais, assim como sobre a proteção das crianças e dos adolescentes contra violência e abusos sexuais;
  • Agentes sociais e de saúde fortalecidos para exercer o seu papel;
  • Conscientização e capacitação dos membros das comunidades para o desenvolvimento comunitário e a sustentabilidade (produção de água potável, destino do lixo e esgoto, produção de energia).

A região e municípios foram escolhidos diante de toda uma analise de situação das localidades, os problemas ali encontrados e a grande necessidade de recursos básicos a população, com ênfase as crianças e adolescentes. Estarão envolvidos até 20 profissionais e acadêmicos voluntários, habilitados em suas áreas de atuação, de acordo com o desenvolvimento das atividades propostas e capacidade da embarcação.

Toda a realização, além da UniEVANGÉLICA, conta com parcerias da Equipe Asas de Socorro, Prefeituras dos Municípios atendidos através das Secretarias de Saúde e Educação, Secretaria de Saúde e Educação do Estado Amazonas e 1ª Igreja Batista de Parintins.

As atividades desenvolvidas pela UniEVANGÉLICA são:

• Pesquisa para mapeamento das condições socioambientais, da situação de saúde e da infância e das necessidades de intervenção;
  • Atendimentos médicos;
  • Atendimentos de enfermagem e exames laboratoriais;
  • Atendimentos e procedimentos odontológicos;
  • Oficina escovação;
  • Atividades de recreação com as crianças e adolescentes;
  • Palestras temáticas socioambientais sobre uso da água e destinação de resíduos;
  • Palestras de saúde, prevenção e controle de doenças crônicas e infectocontagiosas;
  • Palestras para líderes sobre a temática de desenvolvimento comunitária;
  • Ações de desenvolvimento de geração de renda para mulheres.

Confira detalhes do projeto AQUI.