17/08/2012
Campus Anápolis

Em entrevista, o novo Pró-Reitor Acadêmico da UniEVANGÉLICA destaca o interesse pela qualidade de ensino

17.08.2012

MarceloMello
Pró-Reitor Acadêmico - Marcelo Mello Barbosa

No dia 01 de agosto ocorreu à posse do novo Pró-Reitor Acadêmico, Marcelo Mello Barbosa, licenciado em Ciências Sociais pela FFBS em 1984, Pós-Graduado (Latu Sensu) em Planejamento Social pela UFG em 1986, e Mestre em Ciências da Educação Superior pela Universidade de Havana em 2002 (Convalidado pela UCG). Desde 1986 com ampla experiência profissional na área da Educação o Professor Marcelo Melo concedeu uma entrevista evidenciando os principais desafios da Pró-Reitoria Acadêmica.

A Pró-Reitoria Acadêmica:

Marcelo Mello - A Pró-Reitoria Acadêmica (PROACAD) é o órgão de assessoramento, em nível superior, da Reitoria da UniEVANGÉLICA, nos assuntos referentes às atividades discentes e docentes dos cursos de graduação, tecnológicos, presenciais ou a distância. Objetiva valorizar a graduação no âmbito da instituição, por meio da melhoria contínua do ensino, em consonância com o Plano Nacional de Educação e o Projeto Pedagógico Institucional.

A PROACAD é responsável pelo planejamento, coordenação, execução, supervisão e avaliação das atividades de ensino e aprendizagem nos cursos de graduação (licenciaturas, bacharelados e tecnológicos), bem como, pela proposição de ações de melhorias no âmbito de sua atuação. É responsável pelo processo seletivo, nivelamento e atendimento aos discentes da UniEVANGÉLICA.

A estrutura da PROACAD é constituída pelo Núcleo de Planejamento Pedagógico, Núcleo de Apoio ao Docente, Núcleo de Atendimento ao Discente, Núcleo de Educação a Distância, Núcleo de Disciplinas Básicas na Área da Saúde e Núcleo de Seleção dos Alunos Ingressantes.

Novos projetos e desafios:

Marcelo Mello - Primeiramente apresento como DESAFIO, pois considero a PROACD um lugar de destaque na academia, que requer uma habilidade pedagógica, um conhecimento e uma mobilização norteada por princípios contraditórios, ora a razão, ora o bom senso, ora a paixão. Utilizo em segundo lugar o termo HORIZONTE no seu significado de perspectiva ou probabilidade de desenvolvimento, de progresso e de melhoria, com o futuro em construção. O futuro só a Deus pertence, mas podemos muito bem prepará-lo.

Nesse sentido, preparar o nosso futuro institucional, olhando o horizonte que nos cerca e examinando as possibilidades de realização do nosso PDI previsto para até o ano de 2014, que ainda vou examinar, mas tenho a certeza de que já foi realizada uma boa e grandiosa caminhada.

Entretanto, a situação do Ensino Superior, requer sempre, em especial das instituições, e no nosso caso específico na condição de comunitária sem fins econômicos, um ensino de qualidade e a UniEVANGELICA, nunca deixou de se mobilizar nesta busca, por uma educação em que a excelência seja o seu principal alvo.

Além disso, cabe lembrar que a nossa instituição tem cada vez mais valorizado seus programas de inclusão social, e por meio deles para vários alunos a possibilidade de cursarem o ensino superior seja, via o PROUNI, a Bolsa OVG, o FIES, a Bolsa Filantropia da AEE, a Bolsa Licenciatura dentre outras, mesmo diante das significativas dificuldades próprias do horizonte que ora se descortina.

Em nosso projeto institucional ocupará um lugar em destaque o interesse pela qualidade. Qualidade do exercício da docência, por meio da atualização didática, conceitual, científica e profissional dos professores, visando que o nosso acadêmico ao sair, seja um profissional de sucesso, e que sua carreira esteja alicerçada nos princípios da ética, do respeito, da técnica, da ciência e do humanismo.

Alargar nosso horizonte será sempre nosso posicionamento. Para que o assumamos com o rigor necessário, precisaremos ter como guia a ideia de uma universidade que seja agente de mudança, que sejamos em todo momento engajados numa luta sem precedentes, para sermos cada vez mais reconhecidos combinando qualidade acadêmica e compromisso social.

Esta tarefa será pautada na missão, nos princípios e valores institucionais, na sua confessionalidade. A UniEVANGÉLICA como entidade geradora de conhecimento, tem nesta importante capital o elemento indispensável para o desenvolvimento de uma cidade, de uma região e de uma nação. Que grande desafio para todos nós!

A importância da Pró-Reitoria na instituição:

Marcelo Mello - De acordo com o que afirmei anteriormente, como órgão executivo que planeja, organiza, dirige e controla as atividades de ensino e aprendizagem do Centro Universitário, é um espaço de destaque na academia, pois todas as demais funções de uma Instituição de Ensino Superior a pesquisa e a extensão se realizam em detrimento ao ensino.

Na UniEVANGÉLICA, esse relacionamento tem ocorrido de maneira complementar, sem a sobreposição de uma em  relação a outra. Temos nos esforçado cada vez mais para que o ensino, a pesquisa e a extensão como funções pedagógicas e científicas sejam o diferencial institucional, numa perspectiva de fomentar a qualidade da educação aqui realizada.

O avanço da UniEVANGÉLICA:

Marcelo Mello - Não quero apresentar nenhuma promessa sem conhecer ao certo o que terei à frente, pois cumpri-las não dependerá só de mim, nem tampouco de minha equipe, mas quero deixar um convite a todos, que para que possamos conquistar patamares mais elevados de uma Instituição de Ensino Superior pujante e em destaque na nossa cidade, em nosso Estado e em nosso país, necessitaremos da colaboração e legitimação de todos em nosso profícuo trabalho.

Por outro lado, a tranquilidade deve permear o ideário dos acadêmicos da UniEVANGÉLICA, tendo em vista, a responsabilidade , o compromisso e o zelo institucional da AEE, na busca constante da qualidade, e  a cada passo, a UniEVANGÉLICA tem demonstrado  o seu avanço nas ações de ensino, pesquisa e extensão.