16/08/2012

Professores e alunos da UniEVANGÉLICA realizam projeto de saúde bucal no Pará

16.08.2012

Começa dia 16 e termina no dia 20 de agosto mais uma fase 4 do projeto de Saúde Bucal para populações ribeirinhas do Alto Arapiuns na Amazônia a ser realizada ainda na comunidade São Francisco do Aruã. Professores e alunos voluntários da UniEVANGÉLICA promoverão medidas preventivas em mais de 95 crianças visitando esta comunidade localizada ao sudoeste de Santarém no Pará.

Este foi projeto gerado pelo Cmte da TAM, empresas aéreas, Lelis Fachini Filho e Profa do curso de Enfermagem Glaucy Lopes Sakai Passos, encaminhado ao dep. de extensão pela curso de odontologia na responsabilidade da Profa Dra Juliane Carvalho, que também é responsável pela Fase 3 tem por objetivo gerar sinergia entre os esforços de voluntários engajados em organizações humanitárias e a capacidade acadêmica e científica das universidades. Com início em 2011, a proposta é abranger 20 comunidades, no período de quatro anos.

Entre as ações que serão promovidas estão: entrega de kits de escovas de dente e dentifrício para cada criança, instrução da técnica correta de escovação, aplicação de flúor, diagnósticos de saúde bucal e orientação para o agente de saúde do local, para que ele possa dar continuidade ao trabalho na comunidade. O foco é a mudança de hábitos e investimentos na saúde bucal, necessidade visível na comunidade e região.

Dividido em 4 fases (confira abaixo como foram desenvolvidas), as fases 1, 2 e 3 já foram realizadas na comunidade São Francisco do Aruã e Vista Alegre.

Participam desta última ação o aluno do 8° período de Odontologia, André de Lima Farias, a docente de Enfermagem, Glaucy Lopes Sakai e os egressos do curso de Odontologia: Dr. Diógenes Antonio de Queiroz Ribeiro, Dr. Junio Chaves Queiroz e o Dr. Dirceu Alves Carvalho coordenador técnico da Fase 4.

Destaca-se que o envolvimento dos acadêmicos em, atividades de extensão, tem resultado na participação voluntária de profissionais egressos do curso de odontologia, ou seja, a UniEVANGELICA, através do Dep. De Extensão é um elemento essencial na mudança de paradigmas.

Confira como foi realizado o cronograma de ações e algumas fotos:

Fase 1 – Contato inicial com a comunidade alvo para apresentação do projeto, identificação de lideranças, aquiescência da comunidade, levantamento de dados preliminares, acordos e agendamentos para a execução da Fase 2;

Fase 2 – Orientação sobre a técnica de escovação, distribuição de escovas dentais e dentifrícios, aplicação de flúor, capacitação do profissional de saúde da comunidade ou liderança identificada para redistribuição do material e reforço da técnica de escovação seguindo um cronograma e agendamento da Fase 3;

Fase 3 – Realização de um levantamento básico (CPO-D/ceo-d) para obtenção de dados acerca da condição de saúde bucal e das necessidades de tratamento das crianças e agendamento da Fase 4;

Fase 4 – Execução de tratamento dentário (restaurações, raspagem e extrações) de acordo com os dados obtidos na Fase 3. Esta Fase se repete até que todas as crianças sejam completamente tratadas .

A participação multiprofissional e o envolvimento da comunidade, é outro aspecto positivo a ser enfatizado.