14/08/2012

AEE anuncia a proposta de criação da Faculdade Evangélica de Senador Canedo (FESC)

14.08.2012

Praça Criativa de Senador Canedo
Foto: Prefeitura Municipal de Senador Canedo

Na gestão do atual Presidente da AEE – Dr. Geraldo Henrique Ferreira Espíndola, a Associação Educativa Evangélica propõe a criação da Faculdade Evangélica de Senador Canedo, reafirmando seu caráter educacional, filantrópico e cristão.

As histórias de Anápolis e da Associação Educativa Evangélica se entrelaçam. Muitos fatos históricos comprovam isso. O primeiro curso superior de Anápolis nasceu na AEE, com a criação da Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão, em 1960. Entre as décadas de 1960 e 1980, apenas duas instituições de ensino superior atuaram na cidade, e uma delas era a Associação Educativa Evangélica. Hoje reunidos no Centro Universitário de Anápolis – UniEVANGÉLICA estão os principais cursos de graduação, especialização, mestrado e extensão que o mercado de trabalho exige.

A AEE é mantenedora de mais duas instituições de ensino superior: a Faculdade Raízes, adquirida em 2005 que oferece o curso de Direito, nos períodos matutino e noturno e a Faculdade Evangélica de Goianésia (Fabego), adquirida em 2007, que oferece os cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contábil e Direito entre outros cursos de pós-graduação.

A entidade é responsável também pela manutenção dos colégios Couto Magalhães, em Anápolis, e Álvaro de Melo, em Ceres, o primeiro com 80 anos e o segundo com 65 anos de existência. Ambas são escolas confessionais, cujos projetos pedagógicos estão voltados para a formação humana, com ênfase nos ensinamentos cristãos e nos valores éticos.

Em sua trajetória histórica a Associação Educativa Evangélica tem cumprido, por meio de suas diferentes mantidas, a sua missão de “promover, com excelência, o conhecimento por meio do ensino nos diferentes níveis da pesquisa e da extensão, buscando a formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável”.

Atualmente, com o olhar voltado para o processo de desenvolvimento regional, e reconhecendo a exigência de capacitação humana e profissional, a AEE redefine prioridades, atua estrategicamente, a fim de ampliar sua missão e, desse modo, participar efetivamente do processo de desenvolvimento socioeconômico e cultural da região Centro-Oeste.

Reafirmando seu caráter educacional, filantrópico e cristão a Associação Educativa Evangélica propõe a criação da Faculdade Evangélica de Senador Canedo, estendendo sua atuação naquela região.

O município de Senador Canedo, conforme dados da Secretaria de Gestão e Planejamento do Governo do Estado de Goiás (Segplan-GO), pertence à região Metropolitana de Goiana que, em 2011, contava com 2.206.134 habitantes, num universo de 20 municípios. E o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que o município de Senador Canedo possuía, em 2010, uma população residente de 84.443  pessoas, sendo que, em 2012, já deve ter ultrapassado 100 mil habitantes.

Do ponto de vista econômico a região de abrangência do município é considerada a 5ª economia de Goiás, medida através de seu produto interno bruto (PIB), destacando-se no setor de serviços e como principal pólo de distribuição de combustíveis do Estado. Ao mesmo tempo, conta em seu território com uma expressiva produção industrial de alimentos, de móveis e do setor coureiro.

Outro fato importante é o alto índice de população, entre 20 e 29 anos, registrado no censo de 2010, quando se constatou 17.130 habitantes, nesta faixa etária. Estes jovens são exatamente aqueles que estão em idade para ingresso no ensino superior e que deverão ser atendidos pela Faculdade Evangélica de Senador Canedo (FESC).

Apesar de sua proximidade com a capital de Goiás, de seu expressivo crescimento populacional e a sua importância econômica para a economia goiana, o município de Senador Canedo não possui instituições de ensino superior, o que tem levado uma boa parte da sua população a se deslocar para os municípios vizinhos, na busca de cursos de graduação.

Para atender esta demanda o Plano de Desenvolvimento Institucional da futura Faculdade Evangélica de Senador Canedo prevê a oferta de cursos de graduação nas modalidades de licenciatura, bacharelado e superiores de tecnologia, a partir do ano de 2013. Dentre estes, estão previstos os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Pedagogia, Engenharia de Computação, Gestão Financeira, Logística, Construção de Edifício, Análise de Sistemas e outros, na área de informática.

Portanto, a presença da Associação Educativa Evangélica no município, por meio da Faculdade Evangélica de Senador Canedo (FESC), com seus diversos cursos, irá contribuir com a formação humana e profissional destes jovens e adultos. O compromisso da Instituição é a oferta de educação de elevada qualidade, atualizada pedagogicamente, tecnologicamente preparada para contribuir no processo de desenvolvimento econômico e social dessa importante região do Estado de Goiás, com reflexos positivos em toda sociedade canedense e demais regiões vizinhas.