13/08/2012

UniEVANGÉLICA lança oficialmente o Projeto Pibid/2012

13.08.2012

Nesta terça-feira, dia 14 de agosto, às 19 horas, no auditório do Bloco E, a UniEVANGÉLICA promoverá o lançamento oficial do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/2012), contemplado pelo Edital CAPES 11/2012. O Projeto Institucional, intitulado EDUCAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA: consciência de si, das relações com o outro e com o mundo em que se vive, apresenta uma proposta de ações integradas de ensino, pesquisa e extensão, direcionadas à formação docente, no âmbito da comunidade acadêmica e de escolas do município de Anápolis, considerando-se a necessidade de intervenção pedagógica desta IES no contexto sociocultural em que está inserida. Nessa proposta, serão contemplados os cursos de Licenciatura em Pedagogia, Biologia e Educação Física, uma vez que nessas áreas se evidenciam as maiores demandas de capacitação de professores, de qualificação de discentes, de inclusão social e de habilitação para a investigação e produção científica.

O projeto propõe o desenvolvimento de atividades multidisciplinares na linha de pesquisa Linguagem, Tecnologia, Educação e Sociedade, cadastrada entre as linhas de investigação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da IES, contemplando as áreas das licenciaturas envolvidas. Representa, igualmente, uma iniciativa da Pró-Reitoria Acadêmica, em seu comprometimento social de formar professores capacitados para o exercício da docência na comunidade Anapolina e regiões. Entendendo que a educação é um processo integral de formação dos indivíduos – o que pressupõe a educação linguística, a educação estética, a educação física, a educação ética e a ambiental – este projeto busca contemplar, por meio de ações multidisciplinares, no âmbito das três áreas do conhecimento envolvidas, boa parte das demandas que a formação docente apresenta, procurando desenvolver nos professore em formação habilidades e competências que lhes são requisitadas no dia a dia das escolas.

67 alunos dos três cursos contemplados concorreram às vagas de bolsas de Docência ofertadas pelo PIBID.

PIBIDEntre os dias 2 e 8 de agosto, deu-se a seleção de bolsistas do PIBID, que consistiu de prova teórica e entrevistas, realizadas pelos professores coordenadores de área. Dos candidatos, foram aprovados 20 bolsistas para Pedagogia, 16 bolsistas para Educação Física e 10 para Biologia. O valor da bolsa individual do aluno é de R$ 400,00 pelo período de 12 meses. A CAPES também concederá bolsas aos professores coordenadores do programa na UniEVANGÉLICA, bem como aos professores supervisores nas escolas contempladas: o Centro Municipal de Educação Desembargador Air Borges e a Escola Municipal João Luiz de Oliveira.

Equipe PIBID/UniEVANGÉLICA:

Coordenadora Institucional – Profª. Greice Helen de Melo Silva