27/07/2012

Seminário de Atualização de Práticas Docentes – 27.7.2012

Em tempos de internet, as distâncias são espaciais, mas não de contato, de aprendizagem e de comunicação, afirma coordenador de EaD da UniEVANGÉLICA

Foto: Eduardo Coelho
Prof. Marcos Wesley, cuja missão é inserir a UniEVANGÉLICA
no mercado da EaD, é graduado em Comunicação Social e
doutor em Administração

O Seminário de Atualização de Práticas Docentes deste semestre, realizado entre 18 e 21 deste mês, apresentou como tema “Desafios e oportunidades da Educação a Distância no contexto universitário brasileiro e seus reflexos na UniEVANGÉLICA”. Para tratar deste assunto foi convidado o coordenador de Educação a Distância da UniEVANGÉLICA, professor Marcos Wesley da Silva. Destoando das edições anteriores, cujas reflexões sempre foram norteadas por debates acerca de metodologias e estratégias para garantir eficiência aos processos de ensino e aprendizagem, o último evento teve a finalidade de tornar público o novo projeto de Educação a Distância encampado pela Associação Educativa Evangélica (AEE), mantenedora da UniEVANGÉLICA.

Esta modalidade de ensino possui, hoje, em torno de um milhão de alunos matriculados, segundo dados do senso da educação superior, divulgado recentemente pelo Ministério da Educação, e representa uma opção para superar a crise estrutural em que se encontra imerso o sistema universitário brasileiro, afirma Marcos Wesley. “A Internet e todas as suas conseqüências representam uma mudança profunda nos mecanismos de aprendizagem, defendida por alguns autores como uma importância maior que a inovação da imprensa”, destaca.

Clique aqui e ouça a palestra do Prof. Dr. Marcos Wesley na abertura do 18º Seminário de Atualização de Práticas Docentes.

A UniEVANGÉLICA  e a EaD

O professor Marcos Wesley está na UniEVANGÉLICA há pouco mais de um mês. Ele veio da capital paulista, onde foi coordenador e diretor de EaD da Universidade Nove de Julho (Uninove), cargo que ocupou durante nove anos. Sua missão na instituição, a princípio, consiste em estruturar todo o projeto de educação a distância para iniciar, no Ministério da Educação, os trâmites para credenciamento da UniEVANGÉLICA.

Segundo o coordenador, seu trabalho tem sido realizado na perspectiva de somar com o que tem sido construído ao longo dos últimos sete anos na instituição. “Minha experiência de mais de nove anos nesta área, ocupando vários cargos, acredito que pode contribuir para consolidar este projeto”, acrescenta. Ele acredita que este é o momento para a UniEVANGÉLICA ampliar sua atuação e ocupar, neste setor, o espaço que lhe permitem sua missão, sua história e sua trajetória.

Sobre a resistência que o mercado demonstrava em relação aos egressos desta área, o professor Marcos Wesley afirma que esta é uma realidade que o tempo conseguiu transformar graças à qualidade dos cursos disponíveis e dos profissionais em atuação. A distância é uma questão de espaço, nesta época de domínio das tecnologias da informação, mas não de contato, de aprendizagem e de comunicação, acrescenta.