28/06/2012

Investimentos – 28.6.2012

Fapeg investe R$ 2 milhões em pesquisas para enfrentamento às drogas; UniEVANGÉLICA participa de lançamento do edital

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) vai investir R$ 2 milhões no financiamento de pesquisas relacionadas ao uso de drogas ilícitas e do álcool. O lançamento do edital ocorreu na terça-feira (26), durante café da manhã, realizado no Palácio das Esmeraldas, com presença de representantes de diversas instituições, uma delas a UniEVANGÉLICA. O reitor Carlos Hassel Mendes, o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Francisco Itami Campos, e o coordenador do Programa UniVIDA (prevenção ao uso indevido de drogas), Roberto Alves Pereira, estavam entre  os convidados.

A chamada pública é fruto de um acordo de cooperação entre a FAPEG e a Secretaria de Segurança Pública e Justiça com o objetivo de apoiar financeiramente a produção de conhecimento científico para uma melhor definição das políticas de enfrentamento às drogas. Os recursos são do Tesouro Estadual. Para o coordenador do UniVIDA – programa encampado pela UniEVANGÉLICA – a iniciativa do governo estadual representa um ganho para a sociedade e é um incentivo ao trabalho realizado pela instituição há mais de dez anos.

Foto: Eduardo Coelho
Caminhada pela Vida sem Drogas: dez anos de mobilização

Militante apaixonado da causa, Roberto Alves está à frente do UniVIDA desde a sua criação, e tem trabalhado em nome da UniEVANGÉLICA em ações de mobilização da sociedade em torno do tema drogas e, também, de divulgação das inúmeras iniciativas de atenção e prevenção à dependência química na cidade. Entre as iniciativas destaca-se a Caminhada pela Vida sem Drogas (antes Caminhada Antidrogas), que neste ano completou dez anos.

O coordenador do UniVIDA acrescenta que o trabalho de mobilização tem surtido efeitos de grande relevância social, como a criação e instalação do Conselho Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas (Comad), em 2006, no qual estão representados todos os segmentos organizados da sociedade. Ele destaca, também, o oferecimento, por parte da UniEVANGÉLICA, da primeira especialização em Políticas Públicas sobre Álcool e outras Drogas, em parceria com a Secretaria Nacional sobre Drogas (Senad), que deve ser reeditado este ano.

Ele conta que está nos planos da instituição ampliar e reforçar a atuação da UniEVANGÉLICA em Anápolis estendendo-a aos 18 municípios circunvizinhos. “Nossa intenção é estreitar os laços com nossos parceiros e consolidar nossas políticas sobre drogas direcionadas à atenção à dependência química, prevenção e pesquisa.

Sobre o edital

As pesquisas poderão ser desenvolvidas em quatro grandes temas de estudo: caracterização dos usuários; avaliação da Rede Socioassistencial; atenção clínica ao usuário de drogas ilícitas e do álcool; e tecnologias de enfrentamento ao tráfico. Podem apresentar propostas pesquisadores doutores com currículo atualizado na Plataforma Lattes. Os pesquisadores devem também ser vinculados a instituição de ensino superior, a institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento ou a instituição pública do Estado de Goiás que executem atividades de pesquisa em Ciência, Tecnologia e ou Inovação. A equipe técnica deverá ser constituída por pesquisadores, alunos e técnicos da instituição e outros profissionais, na qualidade de colaboradores.

Em cada proposta poderá ser solicitado fomento no valor de R$ 30 mil a R$ 300 mil. O número de projetos a serem contratados pela FAPEG estará condicionado ao limite de recursos disponíveis nesta chamada pública. De acordo com o cronograma, os pesquisadores têm até o dia 31 de agosto para apresentar suas propostas de pesquisa, cadastrando-as no site da FAPEG: www.fapeg.go.gov.br. Será contemplado pelo menos um projeto por área temática. Se houver demanda qualificada, serão destinados 30% dos recursos para apoio a pesquisas no interior do estado.

Dentre os critérios para análise das propostas, estão o mérito científico e a originalidade; a transversalidade, a relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação; coerência e adequação entre a capacitação e a experiência da equipe do projeto aos objetivos e metas propostas; impacto para a formação de recursos humanos; e impactos dos resultados esperados e benefícios potenciais para a área de conhecimento e para a sociedade.

Os recursos da FAPEG custearão material bibliográfico, material de consumo, componentes e ou peças de reposição de equipamentos, software, instalação, recuperação e manutenção de equipamentos, serviços de terceiros de caráter eventual, despesas com importação e outras, além de passagens, hospedagem e alimentação. Além disso, o apoio financeiro poderá ser utilizado no investimento em bens duráveis para pesquisa.

Para a presidente da FAPEG, Maria Zaíra Turchi, esta iniciativa da fundação alinha-se ao plano de governo de Goiás para o enfrentamento do problema das drogas. Segundo ela, compreender melhor os vários aspectos dessa questão é primordial para a adoção de medidas que venham realmente solucionar esse grave problema. E, conforme ressaltou, a produção de conhecimento científico é relevante nesse contexto.