21/06/2012

Iniciação científica – 21.6.2012

Curso de Educação Física demonstra seu potencial em pesquisa com apresentação de oito trabalhos em congresso

O curso de Educação Física apresenta uma produção científica bastante rica. Tanto que conseguiu apresentar, em um único evento, oito trabalhos. Isto aconteceu no 16º Congresso Paulista de Educação Física, realizado entre os dias 7 e 9 de maio em Jundiaí (SP), no qual o curso foi representado pelos professores Jairo Teixeira Júnior e Cristina Gomes Teixeira, e o estudante Henrique Lima. O congresso buscou promover o intercâmbio e a difusão de experiências, de pesquisas e de estudos relacionados às atividades físicas em diferentes contextos educativos no Brasil.

O diretor do curso, Iransé Oliveira Silva, afirma que os professores da UniEVANGÉLICA avaliaram o evento como uma oportunidade ímpar para demonstrar o que a graduação vem produzindo. Ele acrescenta que, com o apoio da instituição, estas oportunidades são concretizadas. Segundo Iransé, a participação em congressos e outros eventos desse gênero são essenciais para incentivar a produção de pesquisas científicas, alimentando assim, o debate na área.

Veja, abaixo, a lista de trabalhos apresentados.

- Associação entre os fatores de risco cardiovascular em adolescentes e pré-adolescentes com obesidade abdominal

- Efeito do Treinamento do Judô sobre a aptidão física relacionada à saúde em crianças e adolescentes

- Estilo de vida de escolares de uma escola pública em Anápolis-GO.

- Nível de aptidão física de atletas de handebol de Anápolis

- Comparação entre o impacto do treinamento aeróbico versus treinamento resistido na autonomia funcional em idosas

- Comparação do desenvolvimento motor de idosos praticantes de musculação x sedentários da cidade de Nerópolis-GO

- Análise da motricidade humana de homens praticantes de musculação versus homens sedentários com a mesma faixa etária