19/06/2012

Saúde – 19.6.2012

Doenças negligenciadas é tema do 5º Fórum Multidisciplinar em Estudos Farmacêuticos; evento acontece nos dias 21 e 22

O que são?
Doenças negligenciadas são um grupo de doenças tropicais endêmicas especialmente entre as populações pobres da África, Ásia e América Latina.

Juntas, essas doenças causam entre 500.000 e 1 milhão de óbitos anualmente. Saiba mais

Acontece, nos dias 21 e 22 deste mês, o 5º Fórum Multidisciplinar em Estudos Farmacêuticos. O tema escolhido para nortear os debates é “Doenças negligenciadas”. Serão abordados aspectos epidemiológicos, diagnóstico laboratorial, meios de transmissão, fármacos utilizados na terapêutica da hanseníase, doença de Chagas, malária e leishmaniose.

No primeiro dia o evento ocorre em sala de aula e no hall do Bloco F, com apresentação de trabalhos produzidos pelos alunos do 1º ao 6º períodos, das 17h às 22h30. Veja, no quadro abaixo, os temas dos trabalhos.

Na sexta, no mesmo horário, a programação inclui a palestra “Doenças negligenciadas: estratégias do Ministério da Saúde”. Para abordar o assunto a convidada é a gerente de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Karine Fonseca da Silva.

Após a palestra acontece exibição de O jardineiro fiel. Esta parte do evento é destinada aos alunos do 7º período, que vão promover debate acerca da produção de 2005 dirigida pelo brasileiro Fernando Meirelles. O filme permite inúmeras reflexões acerca de temas essenciais como ética, o poder e a política, responsabilidades e exclusão socioeconômica. O evento é no auditório do Bloco F.

Trabalhos para apresentação:

Turma

Diagnóstico laboratorial, com ênfase em técnicas de biologia molecular, nó calazar e leishmaniose tegumentar americana

1º período

Aspectos sócio econômicos envolvidos na transmissão das doenças negligenciadas

2º período

Fármacos disponíveis no tratamento da doença de Chagas

3º período

Situação atual da tuberculose no Brasil.

4º período

Papel da farmacêutico na farmácia hospitalar  e terapêutica do calazar e leishmaniose tegumentar americana

5º período

Diagnóstico laboratorial e epidemiologia na hanseníase