24/05/2012

Reflexão – 24.5.2012

UniATENDER e cursos da área da saúde realizam Semana sobre Álcool, Crack e outras Drogas de 28 de maio a 1º de junho

Acontece, de 28 de maio a 1º de junho, a Semana da Saúde sobre Álcool, Crack e outras Drogas, direcionada aos estudantes dos cursos da área da saúde da UniEVANGÉLICA: Medicina, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia. Cada um dos cursos está responsável pela organização da programação, conforme quadro ao final da programção. O evento, cujo objetivo é debater com os alunos o assunto e chamar a atenção dos professores e coordenadores para o uso indevido de drogas, é uma realização do Núcleo de Apoio ao Discente (UniATENDER).

“Por que nós, da saúde, estamos usando álcool e outras drogas? é a problemática a ser apresentada pelo professor doutor Luis Gonzalo Gómez Barreto, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC) e da Universidade Federal de Goiás na abertura da Semana. Confira, abaixo, a programação completa do evento.

28 de maio – curso de Medicina

8h - Abertura oficial institucional

8h30 às 11h30 – Mesa-redonda

8h30 às 9h - Depoimento pessoal - Prof. Roberto Alves (UniATENDER)

9h às 9h30 - Apresentação dos resultados da aplicação do instrumento CAGE aos acadêmicos de medicina - Profª Lila Spadoni e Profª Dayse Vieira Santos Barbosa (UniEVANGÉLICA)

9h30 às 10h30 - Problematização: Por que nós, da saúde, estamos usando álcool e outras drogas? - Prof. Dr. Luis Gonzalo Gómez Barreto (PUC-GO / UFG-HC)

10h30 às 11h - Inscrição de perguntas do auditório - Presidente do Diretório Acadêmico

11h às 11h30 - Estratégias de tratamento - Prof. Dr. Luis Gonzalo

11h30 - Vídeo de curta duração, encerrando a programação da manhã.

Tarde

14h às 16h – Oficinas temáticas (professores facilitadores em oficinas com 15-20 alunos)

16h às 17h - Plenária de alunos e professores/facilitadores - Elaboração de "Proposta de Enfrentamento ao uso Abusivo de Álcool e outras Drogas", a partir dos relatórios produzidos nas oficinas.

Temas das oficinas

1- Intervenções na APS, no cuidado a pessoas que fazem uso abusivo do álcool - Profª Sylvana Sacchetim / UniEVANGÉLICA

2- Níveis de prevenção do álcool e outras drogas no contexto escolar - Enfª Sheila Mara Pedrosa / CS Jundiaí / SEMUSA

3- Avaliação e manejo de casos de urgência relacionados ao álcool e outras drogas - Prof. Sérgio Carneiro Júnior / SAMU e UniEVANGÉLICA

4-  Consumo de bebidas: diversão e/ou doença?

5-  Comportamento devido ao álcool e outras drogas em estudantes da área da saúde

6- Aspectos éticos relacionados às drogas - Prof. Fausto Jaime/UniEVANGÉLICA

7- Aspectos legais relacionados às drogas (uso, tráfico, assistência em rede e internação compulsória) - Dr. Marcelo Henrique dos Santos - MP de Anápolis

8- A ilusão da invulnerabilidade - Profª Lila Spadoni / UniEVANGÉLICA

9-  Fatores de risco e proteção para o alcoolismo- Dr. Benjamim Spadoni/UniEVANGÉLICA.

10- Comunidades Terapêuticas no Programa de Enfrentamento ao Álcool e outras Drogas – Pr. Wildo dos Anjos / Missão Vida

11-  A dimensão do problema do crack. O que/ Quem o ajudaria a deixar de beber / usar drogas? - Prof. Roberto Alves / UniEVANGÉLICA.

12-  Diretrizes gerais médicas para assistência integral ao crack (MS, CFM) - Prof George Martins Ney da Silva Júnior / UniEVANGÉLICA

13-  Plano de Abordagem e Tratamento do Tabagismo no SUS – Dr. Juan / Hospital Municipal de Anápolis –

14-  Substâncias psicoativas: efeitos no cérebro, efeitos sistêmicos, toxicidade e modos de consumo - Dra. Rosângela - HEP de Anápolis.

29 de maio – curso de Farmácia

Campanha antidrogas, apresentação teatral e divulgação de banners no período matutino voltada para os alunos do Colégio Couto. No período da tarde, palestra com convidados, na qual pretendemos fazer a abertura oficial da Liga Acadêmica de Toxicologia da UniEVANGÉLICA, seguida de mesa-redonda desenvolvida pelos próprios acadêmicos, tendo como público-alvo os acadêmicos de todos os cursos da instituição.

30 de maio – curso de Enfermagem - 19h às 21h
Mesa Redonda: Prevenção ao uso indevido de drogas no Brasil e em aldeias indígenas
Participantes:
Profª. Ms Cristiane Ferreira Santana
Profª. Ms Maria da Glória Dutra
Psicológa Marinalva Ribeiro Neto Almeida
Pastor Rocindes Correia
Acadêmicos do 7º período

31 de maio – curso de Fisioterapia – 8h às 12h

Palestra: Uso de anabolizantes: consequências fisiológicas - Prof. Dr. Willian Alves Lima

Ação de extensão: Avaliação da função pulmonar em indivíduos tabagistas

Prof. Responsável: Ms. Fabiane Alves de Carvalho