24/05/2012

Pesquisa acadêmico-científica – 23.5.2012

UniEVANGÉLICA possui acesso ao Portal de Periódicos da Capes, uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo

A UniEVANGÉLICA figura entre as poucas instituições goianas com acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Lançado há 12 anos, o Portal é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo com um acervo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira. Esta é uma conquista importante do ponto de vista acadêmico e se deve ao empenho do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária, Francisco Itami Campos.

O pró-reitor destaca que o Portal de Periódicos da Capes conta com um acervo de mais de 30 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, dez bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

No momento, sete bases de dados estão liberadas à UniEVANGÉLICA para consulta, conforme quadro abaixo. São publicações em diversas áreas do conhecimento. Aguardam liberação outras três bases: Web of Science (conteúdo referencial com resumos nas áreas das ciências, ciências sociais, artes e humanidades); Derwent Innovations Index (DII) (dados de patentes com links para documentos citados e para as citações às patentes nas áreas de Química, Engenharia e Elétrica e Eletrônica), e Journal Citation Reports (JCR) (estatísticas sobre a relevância de publicações científicas por meio do Fator de Impacto).

A liberação do portal da Capes para a UniEVANGÉLICA  é uma conquista que  fornece à  Instituição o acesso  à melhor produção científica internacional. “É um importante instrumento de pesquisa, mantém os pesquisadores atualizados sobre os estudos desenvolvidos aqui e no exterior”, afirma a coordenadora da Biblioteca, Hellen Lisboa de Souza. Ela explica que para a realização de pesquisa é necessário estar em computador conectado à rede da UniEVANGÉLICA e acessar o Portal de Periódicos da Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br).

Segundo Hellen, para garantir aos usuários a utilização efetiva dos recursos oferecidos pelo Portal será oferecida uma programação de treinamento, organizada por áreas. Alunos, professores e pesquisadores que tenham interesse podem entrar em contato com a encarregada da Biblioteca Central para saber mais detalhes.

Bases de dados liberadas para acesso:

• BioOne: Base de dados de texto completo que reúne publicações nas áreas de Ciências Biológicas e Ciências Ambientais.
  • Ecological Society of America (ESA): Permite acesso a periódicos em texto completo na área de Ecologia.
  • High wire Press: Todas as áreas: Ciências Humanas, Ciências Biologicas e médica, Ciências exatas  e Ciencias sociais aplicadas.
  • Institute of Physics (IOP):  Físicas e ciências correlacionadas
  • Mary Ann Liebert: Publicações em biotecnologia, biomédica/ciências da vida, medicina, lei, filantropia, ciências ambientais e sustentabilidade.
  • Sage Journal on line: Coleção de periódicos com concentração nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas.
  • Institution of Civil Enginners (ICE):  Engenharia civil e áreas relacionadas