04/05/2012

Formação continuada – 4.5.2012

Professora Odiones de Fátima Borba defende sua tese e é mais nova doutora da UniEVANGÉLICA

Foto: Eduardo Coelho

A mais nova doutora da UniEVANGÉLICA, professora Odiones de Fátima Borba, defendeu sua tese no dia 27 de abril, no Instituto de Estudos Socioambientais da Universidade Federal de Goiás (UFG). A Produção do Espaço Urbano: Goiânia e Anápolis no Contexto da Expansão da Educação Superior é o título do estudo realizado por Odiones que é coordenadora de Apoio e Qualificação Docente, unidade vinculada à Pró-Reitoria Acadêmica. Seu doutorado é em Geografia com ênfase em geografia urbana e do ensino.

Em sua tese, Odiones analisou aspectos da presença das Instituições de Ensino Superior na produção do espaço de Goiânia e Anápolis. Ela afirma que “o espaço urbano é socialmente produzido e as instituições de ensino superior, como um equipamento urbano, participam desse processo, direta ou indiretamente” de diversas formas como, por exemplo, criando demandas por transporte público, vias de acesso, moradia, lazer, comércios e serviços.

Ex-diretora dos cursos de História e Geografia da UniEVANGÉLICA (não mais ofertados), Odiones atua em sala de aula, hoje, no curso de Pedagogia. Ela é, também, membro da Comissão Própria de Avaliação (CPA).