16/04/2012

Doação – 16.4.2012

Mais de 880 quilos de produtos arrecadados na Gincana Solidária do curso de Medicina são entregues a instituição beneficente

Foto: Eduardo Coelho

Os internos do Abrigo Mater Salvatoris receberam, na sexta-feira (13), cerca de 880 quilos de gêneros alimentícios e materiais de limpeza entregues por representantes do Diretório Acadêmico do curso de Medicina. Os produtos são fruto da 1ª Gincana Solidária de Calouros, ação organizada pelo DA James Fanstone em substituição aos tradicionais trotes – alguns violentos e outros constrangedores – e que mobilizou estudantes de todos os períodos do curso de Medicina. Também foram realizadas 94 doações de sangue, outra atividade que contava muitos pontos na disputa.

Para incentivar a doação de determinados alimentos em maior quantidade, como arroz, feijão, leite em pó e produtos de limpeza, em alguns dias na seman, vários produtos sofreram inflação nas pontuações, conta Agatha. Dessa forma, a cada dia da semana eles valiam o dobro da pontuação original. E deu resultado a estratégia:  foram arrecadados  479 kg de arroz, 170 de feijão e mais de 106 de leite em pó.

As crianças e adolescentes – um total de 31 – que vivem no Mater Salvatoris, cuja manutenção é garantida graças às doações da comunidade, são os principais vencedores da gincana. Mas, no âmbito do curso, o título de campeões da competição está com o 3º período, que alcançou a marca de 36. 207 pontos, seguidos pelo 4º período, com 31.815 pontos. Na terceira posição e bem distante dos primeiros colocados, o 7º período, com 15.920.

No abrigo, Conjeto Luiz e Agatha Conde, presidente e secretária do DA, foram recebidos por Ana Cristina Amaral, tesoureira da instituição. Ela agradeceu o gesto solidário dos estudantes. Agatha e Conjeto afirmam que a Gincana Solidária atingiu seu principal objetivo – trocar o trote pela consciência social – e acreditam que a iniciativa vai ter continuidade e, quem sabe, venha a se perpetuar como uma tradição do curso de Medicina da UniEVANGÉLICA.

Confira o resultado final da gincana:

94 pessoas participaram da Gincana doando sangue

Turma V - 3º período: 36207 pontos