19/03/2012

Teoria na prática – 19.3.2012

Estudantes do curso de Direito de Ceres participam de debates com vereadores e da criação de projetos de lei

Da esquerda para direita, Profª. Kátia Rúbia, Profª. Alessadra, verea-
dores Adriano Medeiros e Ivânia Maria

Estudantes, professores e direção do curso de Direito do campus de Ceres levam a sério o papel de agentes responsáveis por transformações na sociedade. Tanto que têm se envolvido em diversas atividades de cunho político, algumas delas em parceria com a Câmara de Vereadores do município. Ação concreta desta aproximação entre academia e Poder Legislativo é a proposta de alteração da Lei 1751 de 20/12/2011.

Após várias reuniões, a última delas realizada no dia 8 de março, os estudantes convenceram os vereadores da necessidade de criação da Semana Municipal de Prevenção ao uso Indevido de Drogas e da inclusão, nesta lei, de mecanismos que levem o poder público a realizar ações educativas e preventivas.

A diretora do curso, professora Kátia Rúbia Paz, afirma que o objetivo do projeto é cumprir com a função social do curso de Direito e intensificar a integração do corpo docente e discente com a contextualização da teoria desenvolvida em sala de aula. Segundo a diretora, orientados pela professora Alessandra Moulin, alunos do 3º e 7º período escreveram o projeto de lei no segundo semestre do ano passado e por intermédio dos vereadores Ivânia Maria Barreto Ayres e Adriano Medeiros conseguiram levá-lo a plenário.

Já está programada uma nova série de encontros com os vereadores para discutir ações relacionadas ao meio ambiente, com discussão das seguintes propostas: criação do Comitê da Sub Bacia do Rio das Almas; tratamento do lixo doméstico e hospitalar; o reflorestamento das nascentes e as condições das reservas ambientais do município de Ceres.

Kátia Rúbia destaca ainda outra atividade em vias de execução. Os vereadores, a pedido da direção do Curso de Direito, vão encaminhar ao plenário proposta de realização de sessão itinerante nas dependências do curso para tratar dos temas mencionados. Estes encontros de trabalho são abertos à comunidade acadêmica e a todos os setores da sociedade ceresina.