05/03/2012

Trabalhos científicos – 5.3.2012

Revista Educação & Mudança recebe artigos científicos para publicação; inscrições até 15 de março

O Corpo Editorial da Revista Educação & Mudança recebe, até o dia 15 de março, textos na forma de artigo e resenha para os números 25, 26 e 27. A revista, publicação do Instituto Superior de Educação (ISE), tem como objetivo a divulgação de produções científicas nas áreas de Ciências Sociais e licenciaturas em Ciências Biológicas, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química e áreas afins. Os trabalhos serão analisados pelo Corpo Editorial, composto por professores do ISE e alguns, sorteados aleatoriamente, são encaminhados a um Corpo Consultivo externo para um maior rigor da análise.

Os interessados em ver seus trabalhos publicados devem observar as normas exigidas pelo Corpo Editorial (confira abaixo). A edição número 25 é referente ao período janeiro/julho de 2010; 26 ao período agosto/dezembro de 2010, e 27 referente ao período janeiro/julho de 2011.

A revista Educação & Mudança é eletrônica e está registrada com ISSN 0104-4346 no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelos e-mails jpolonial@ig.com.br ou revistaeducacaoemudanca@unievangelica.edu.br e, ainda, pelo telefone (62) 3310 6669.

Normas para publicação

A Revista Educação & Mudança tem como objetivo a divulgação de sua produção intelectual na forma de artigos e resenhas. Os trabalhos poderão ser redigidos em português, ou em outros idiomas, e deverão ser acompanhados de assinatura do(s) autor(es), cedendo os direitos autorais para publicação. Os dados e conceitos emitidos nos trabalhos, bem como a exatidão das referências bibliográficas, são de inteira responsabilidade dos autores.

Critérios de padronização dos artigos

Os originais deverão ter no máximo 15 laudas, incluindo notas e bibliografia. A estrutura do artigo segue as normas da ABNT, com título do artigo (centralizado em negrito com fonte 14 e escrita normal), nome(s) do(s) autor(es) numa linha abaixo. As credenciais do autor devem aparecer como nota de rodapé, indicadas por asteriscos ou número, com os seguintes itens: grau(s) de titularidade, função e e-mail para contato.

O corpo do texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. A diagramação deve ser com espaço entrelinhas de 1,5 cm, fonte times new roman, tamanho 12 para o texto, fonte 14 para títulos (com negrito), fonte 12 para subtítulos (com negrito) e fonte 11 para citações com mais de 3 linhas. Parágrafos com 2 cm; margem superior: 3 cm, inferior: 2 cm, esquerda: 3 cm, direita: 2 cm. Se houver gráficos ou tabelas, estes devem ser monocromáticos ou em escala de cinza.

O resumo deve ser elaborado de maneira concisa, em letra 10, sem entrada de parágrafos, no espaço simples entrelinhas, com, no máximo, 250 palavras. Deve apresentar os seguintes elementos: tema, objeto da pesquisa (corpus/ recorte), objetivos, metodologia empregada, principais resultados e conclusões do trabalho.

O resumo em português deve vir antes do texto, seguido de palavras-chave (entre 3 e 6 palavras). Depois do texto, seguem-se o resumo em língua estrangeira (Abstract ou Summary /  Resumen/ Resume), bem como título e as palavras-chave em língua estrangeira (key-words/ uniterms) .

Os trabalhos deverão ser enviados pelo e-mail: revistaeducacaoemudanca@unievangelica.edu.br e jpolonial@ig.com.br.

As referências bibliográficas devem seguir as normas da ABNT, conforme segue:

Livro:

Nome do autor. Título do livro: subtítulo (se tiver). Local da publicação: editora, ano.
Ex.: FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala. 26. ed. Rio de Janeiro: Record, 1989.

Artigo:

Nome do autor. Título do artigo.  Nome do periódico. Local, volume, número do periódico, data.
Ex.: PINHEIRO, Paulo Sérgio. Autoritarismo e transição. Revista USP. São Paulo, n. 9, mar-mai/ 1991.
ARAS, Vladimir. Crimes de informática: uma nova criminalidade. Disponível em: <http://www.jus.com.br> . Acesso em: 13/03/2007