01/03/2012

Atividade acadêmica – 1º.2.2012

Curso de Direito promove palestra e grupos de leituras neste sábado; confira o cronograma

Neste sábado (3), o curso de Direito realiza mais uma atividade acadêmica. Integrando Direito e Literatura, os acadêmicos do 8° período, vão participar das 10h às 11h40, nas dependências do curso, de debate com tema O habeas corpus na dinâmica jurisprudencial do STF.

As aulas são ministradas pelo professor Luís Carlos Martins Alves Júnior, doutor em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Procurador da Fazenda Nacional perante o Supremo Tribunal Federal.

Os encontros são mensais. O objetivo da atividade é desenvolver nos alunos a percepção de como os relatos jurídicos (leis, sentenças, decretos, doutrinas e teorias) são literários, descrevendo fatos, valores e enunciados prescritivos.

Grupos

No período vespertino, tanto os professores como os alunos de graduação e pós-graduação podem participar das análises de textos de Positivismo Jurídico e Direito e Literatura. Das 13h30 às 15h, será discutido o texto A Megera Domada, de William Shakespeare e o Capítulo 4, da Teoria Pura do Direito, de H.Kelsen, das 15h30 às 17h.

Também ministrado pelo professor Luís Carlos e com encontros mensais, a partir das leituras propostas, os participantes do grupo conseguirão analisar a adequação entre o texto e a decisão, desenvolvendo conhecimentos e instrumentos teóricos, que irão auxiliar no domínio do conhecimento jurídico.

Serviço

As inscrições são gratuitas e realizadas no Núcleo de Atividades Complementares (NAC). Mais informações pelo telefone 3310-6652. Confira abaixo o cronograma de atividades.

Atividades acadêmicas 2012 – 1º semestre

Dia 3 de março