24/02/2012

Formação – 24.2.2012

Direção do curso de Educação Física se reúne com escolas parceiras para discutir diretrizes do estágio curricular

Ouvir os representantes das escolas-campo a respeito das expectativas em relação à presença do estagiário nas instituições e reiterar a relevância desta oportunidade dos acadêmicos vivenciarem diferentes realidades. Com estes propósitos a direção do curso de Educação Física realizou reunião no dia 14 de fevereiro, da qual participaram todos os alunos do 3º e 5º período e diretores ou coordenadores das unidades parceiras do programa de estágio.

Estiveram presentes Aélia Santos Cavalcante, diretora do Colégio Couto Magalhães; a coordenadora Denise Cravo e o professor Prado, do Colégio Militar, e o professor Wisley Gontijo, do Colégio Quadrangular. Foi unânime a manifestação de incentivo e de receptividade aos estagiários do curso de Educação Física. “Nossos parceiros acreditam que haverá trocas relevantes de conhecimento e contribuições saudáveis neste processo de integração”, destaca a coordenadora de estágio, professora Patrícia Mota Venâncio.

Cinco instituições escolares recebem estagiários do curso de Educação Física: Colégio Couto Magalhães, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gracinda Maria da Silva, Colégio Quadrangular, Colégio Militar e Escola Municipal Ayrton Senna.

Foi um momento oportuno para compartilhamento das ações que serão realizadas nesta área em 2012 - estágio de observação, regência e semirregência, possibilidades de participação dos acadêmicos em projetos pedagógicos e esportivos - de forma a atender aos interesses e necessidades tanto do estágio curricular obrigatório quanto das instituições escolares envolvidas, afirma o diretor do curso de Educação Física, Iransé Oliveira.

Os representantes presentes tiveram a chance de expressar o prazer e a responsabilidade em receber os alunos do curso, bem como os professores responsáveis pelo estágio reforçaram questões relacionadas às condutas e normas como a ética, postura e sigilo frente ao aprendizado no estágio.

Texto em colaboração com a Profª. Clê Pinheiro