22/02/2012

Saúde bucal – 22.2.2012

Clínica Odontológica de Ensino oferece tratamento para crianças a partir dos quatro anos

Dentre os atendimentos prestados à comunidade na Clínica Odontológica de Ensino (COE) está o de odontopediatria.  A clínica oferece procedimentos de prevenção, higiene bucal, obturação, extração, aparelhos ortodônticos e traumas (dentes fraturados) a crianças de quatro a 11 anos, explica a professora Denise Campos Amaral, coordenadora da clínica infantil. Os interessados devem se dirigir a COE, com os seguintes documentos: certidão de nascimento e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) da criança, RG do responsável e comprovante de endereço. O nome será colocado em uma lista de espera. O tratamento é gratuito. É cobrado apenas um valor simbólico dos pacientes que necessitam de aparelho preventivo.

De acordo com a professora Denise Amaral, os casos mais comuns são de cáries. Dessa forma, os tratamentos realizados com frequência nas crianças, por causa de sequelas, são obturações e extrações. Para que isto não aconteça, Denise orienta: “Os pais devem supervisionar a escovação até os oito anos, pois até esta idade a coordenação motora ainda não está totalmente desenvolvida”, diz. Ela destaca que é muito importante que os pais levem os filhos ao odontopediatra ainda no primeiro ano de vida para orientações quanto aos cuidados com a saúde bucal e para diagnóstico eventuais problemas desde cedo. “Esta é uma atitude preventiva e que reflete na vida adulta”.

No ano passado, cerca de 580 atendimentos odontopediátricos foram realizados. Os alunos do 6°, 7° e 8° período são devidamente preparados para se dedicar com mais atenção às crianças. Eles são orientados pelos professores responsáveis pela clínica infantil. Para chamar a atenção das crianças em relação aos devidos cuidados com a higiene bucal, os estagiários utilizam álbuns ilustrativos, fantoches, macro modelos e livros infantis. Para Denise as principais atitudes devem vir dos pais: “Alimentação saudável, além dos cuidados com a escovação e o uso do fio dental”, afirma.

Serviço

Os horários de atendimento são variáveis: segunda e quarta (noturno) e terça (matutino) para conciliar com o período escolar. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3310-6631/3310-6735.