22/12/2011

Direitos – 22.12.2011

Realidade dos idosos em asilos é classificada em 1° lugar no Prêmio Direito Plural de Fotografia

Foto: Joice Bruna

No início de dezembro, os acadêmicos do 4° período do curso de Direito foram premiados por seus trabalhos fotográficos, realizados durante o primeiro semestre. Com o tema Direitos humanos, direito à verdade e direito à memória, o corpo docente avaliou e classificou as três melhores fotos: 1°- Marília Santos Tavares, 2°- Nathia Hellen do Carmo Costa e em 3° lugar, a aluna Lenda Tainara Dib Faria Neves.

A primeira colocada, Marília Santos, afirma que a proposta a instigou a retratar a realidade dos idosos nos asilos. “Apesar de terem seus direitos assegurados, muitos são abandonados pela família”. E ressalta: “Mesmo com uma equipe preparada para atendê-los, os idosos sentem falta da presença familiar”, diz.

Mais de 200 alunos estiveram envolvidos nessa atividade. No primeiro momento, o tema foi exposto em sala de aula, por meio do Programa Nacional de Direitos Humanos (Pnhd3). Depois, os alunos foram a campo para registrar, através das lentes, o direito em suas vivências sociais e até mesmo a ausência dele.

As fotos retrataram temas como: patrimônio histórico, transparência política e idosos. Para Marília, esse trabalho despertou maior interesse pelo conteúdo. “Tivemos a oportunidade de refletir sobre realidade da nossa sociedade, de uma maneira dinâmica e instigante, através da fotografia”, concluiu.