28/11/2011

Ensino – 28.11.2011

Curso de Medicina realiza capacitação em Problem Based Leaming (PBL) e Problematização nos dias 10 e 17 de dezembro; inscrições abertas

Com objetivo de aprimorar as técnicas de metodologia de ensino, o curso de Medicina promove, nos dias 10 e 17 de dezembro, uma capacitação com os temas Problem Based Leaming (PBL) e Problematização. Todos os professores ingressantes e os que ainda não fizeram o curso, que sejam médicos, estão convocados a participar. As vagas são limitadas, apenas 40. As inscrições podem ser feitas na secretaria do curso. Os participantes vão receber certificado correspondente a 16h extracurriculares. Mais informações pelo telefone 3310 6700.

O curso propõe aos professores novas técnicas de ensino para auxiliar, com mais efetividade, os alunos a superar as dificuldades apresentadas durante o período de prática clínica. No PBL, os alunos lidam com os elementos do problema antes de serem apresentados os fatos, e o aprendizado é resultado das experiências dos alunos e não dos esforços dos professores.

Já a problematização é desenvolvida em cinco etapas: observação da realidade, pontos-chave, teorização, hipóteses de solução e aplicação à realidade (prática), que deverão ser utilizadas nas situações em que os temas estejam relacionados com a vida em sociedade.

De acordo com o diretor do curso de Medicina, Carlos Alberto Lisboa, esse é o momento de identificar os constituintes necessários para elaboração de um problema que atenda as necessidades de aprendizagem. “Com este curso os docentes poderão aprender como aplicar essas metodologias nos aspectos de teoria e prática”, afirma.

Dia 10 de dezembro

8h as 9h: Layout do Currículo do Curso - Integralização curricular do curso de Medicina -Bases Pedagógicas do PBL e Problematização – Ensino com foco no aluno

Professores: William Alvares e Jozelia Rego

9h às 12h: Introdução – Tutoria Disciplina e suas particularidades (sete passos de uma sessão tutorial, avaliação, perfil do professor e alunos)