21/11/2011

Pesquisa – 21.11.2011

Curso de Farmácia se destaca na XVII Semana Científica Farmacêutica e III Encontro Nacional de Farmácias UniversitáriasAcadêmicos e docentes do curso de farmácia estiveram presentes, no início de novembro, na a XVII Semana Científica Farmacêutica e III Encontro Nacional de Farmácias Universitárias. Realizado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), o evento teve como tema O papel do farmacêutico no futuro: perspectivas acadêmicas e profissionais. Durante dois dias foram promovidas palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentação de trabalhos científicos.

A diretora do curso de Farmácia, Dulcinéa Campos, foi convidada a falar sobre o tema Farmácia Escola em Instituição Filantrópica. Também houve a participação da professora Ana Lúcia Teixeira que relatou sua experiência na Farmácia Escola da UniEVANGÉLICA apresentando o trabalho Metodologias Problematizadoras: experiência vivenciada no Estágio Supervisionado em Manipulação Farmacêutica.

Entre os 95 trabalhos apresentados, a pesquisa desenvolvida pelos acadêmicos do 8° período no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), foi classificada em segundo lugar. Com o título Avaliação da utilização de medicamentos armazenados em domicílios urbanos na cidade de Caldas Novas-GO, o trabalho foi apresentado pelo aluno Franciolly Roberto, e como premiação, o grupo recebeu o valor de R$ 500,00.

Os envolvidos no projeto foram Franciolly Roberto Pires, Éden Cristina de Oliveira Silva, James Teixeira Rodrigues, Rosane Alves Neves; José Carlos Brito, Paulo Isaac Dias Assunção. O trabalho foi orientado pela Profª Drª Dulcinéa Campos.

Também foi apresentado Comparação do perfil lipídico em adolescentes de escola pública e privada da cidade de Anápolis-GO, de autoria de José Carlos Brito, Paulo Isaac Dias Assunção, Franciolly Roberto Pires e professor Jivago Carneiro Jaime, como orientador.

E, ainda, o trabalho de iniciação científica realizado dentro do programa de bolsas do CNPQ/UniEVANGÉLICA 2010/2011 Desenvolvimento e caracterização de nanocápsulas poliméricas contendo naproxeno. Os autores são João Hélio Venâncio Gomes e Éden Cristina de Oliveira Silva, Profª Ms. Francine Pazini, como colaboradora, e Profª. Ana Lúcia Teixeira de Carvalho Zampieri, como orientadora.