16/11/2011

Teoria e prática – 16.11.2011

Curso de Direito promove Júri Simulado com julgamento de três casos neste sábado

Buscando simular a realidade das sessões de julgamento pelos júris, sem deixar de apresentar os conhecimentos técnicos-éticos, o curso de Direito da UniEVANGÉLICA, promoverá no dia 19 de novembro, o Júri Simulado. A partir das 8h, no Plenário do Tribunal do Júri da Comarca de Anápolis, os acadêmicos do 9° período poderão participar dessa atividade curricular especial desenvolvida, cuja disciplina possui mesmo nome. Os acadêmicos de outros períodos podem presenciar o evento.

Durante o semestre, os acadêmicos participaram de aulas, trabalhos e debates promovidos pelo o professor Sergio Abinagem que ministrou a disciplina “A Prática Simulada do Tribunal do Júri”. O docente afirma que os alunos foram bem preparados. “Recordarmos teorias e debatemos teses de casos. Cada um teve oportunidade de atuar como Promotor de Justiça e Defensores,” ressaltou.

De acordo com o professor, o processo que será debatido em Plenário é real e já foi julgado na comarca de Anápolis. Esse ano, o Júri Simulado contará com uma novidade, pois serão três réus, defendidos por três acadêmicos. Haverá também um Juiz Presidente, um Promotor de Justiça e um assistente da acusação (advogado da família da vítima), que também serão alunos. Como em todo julgamento, serão sorteados os Jurados (sete discentes) para a formação do Júri Popular.

Os acadêmicos que participarem irão receber um certificado de 10h extracurriculares. Para o professor, esse evento incentiva os acadêmicos à prática do Júri e desinibe os perante terceiros. Ele destaca: “O Júri Simulado faz com que os alunos ampliem seus conhecimentos sobre a teoria do delito, as regras de processo penal e a prática. Essa é uma atividade multidisciplinar excelente”.