04/11/2011
Campus Anápolis

Avaliação – 4.11.2011

UniEVANGÉLICA realiza Prêmio Melhores do Enade 2011; provas do exame acontecem no domingo

As provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ocorrem no próximo domingo (6), às 13h (horário de Brasília) em 1.356 municípios do país. Da UniEVANGÉLICA participam do exame 174 estudantes concluintes dos cursos de Educação Física (licenciatura), Pedagogia e Sistemas de Informação. Com o objetivo de estimular e fomentar o empenho destes alunos, a Pró-Reitoria Acadêmica lançou na última terça-feira (1º), durante a Noite do Concluinte, o Prêmio Melhores do Enade 2011.

Para concorrer nesta premiação, o curso ao qual o aluno se vincula tem que, obrigatoriamente, ter alcançado conceito igual ou superior a três no desempenho geral relativo à avaliação 2011. Atendido este requisito, o aluno que obtiver a maior nota final superior a 60% (sessenta por cento) no desempenho individual, por curso, ganhará um notebook. Veja o regulamento com informações detalhadas do Prêmio.

Sobre o Enade

Para saber o local de prova os alunos inscritos pelas instituições de ensino superior, o estudante deve acessar o endereço eletrônico http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/consultarLocalProva/. Os estudantes da UniEVANGÉLICA vão fazer provas nos colégios Professor Faustino (Pedagogia, Educação Física e Sistemas de Informação), Gabriel Issa (Pedagogia) e Colégio Militar (Pedagogia).

Em 2011, por meio da Portaria Normativa MEC nº 40/2007, art. 33-J, o MEC tornou obrigatório o preenchimento do questionário do estudante, instrumento que colhe informações socioeconômicas e acadêmicas do corpo discente participante do Enade. Para preenchê-lo, o aluno inscrito no Exame deve acessar o endereço eletrônico (http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/).

O que é o Enade?

O Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) é um dos instrumentos de avaliação que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A prova é realizada a cada três anos, por cada curso, e tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos específicos do curso, assim como temas de conhecimentos gerais.

Por que é importante fazer o ENADE?

É componente curricular obrigatório dos cursos superiores. A participação do estudante no ENADE é condição indispensável para a emissão do histórico escolar. Assim, os estudantes irregulares no cadastro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) ficam impedidos de colar grau.

O Enade não é o único instrumento de avaliação do MEC, existe também a avaliação in loco feita por comissões de especialistas designados pelo MEC, mas a nota que é apresentada e divulgada nos meios de comunicação é sempre a nota do ENADE. O resultado da sua instituição poderá se destacar entre outros cursos da área no estado, na região e no país. Esse diferencial poderá ser importante na disputa por uma vaga no mercado de trabalho ou no momento em que pretender ingressar em um curso de pós-graduação.

Ao participar do ENADE, você estará representando o seu curso e a sua instituição de ensino superior. Faça a prova com responsabilidade e compromisso com seu curso e com você mesmo.