19/10/2011

Tecnologia e informação – 19.10.2011

IV Jornada de Informática dos Cursos Superiores de Computação e II Encontro de Egressos de Computação começam nesta quinta-feira

Acontece, entre os dias 20 e 22 de outubro, a 4ª Jornada de Informática dos Cursos Superiores de Computação e 2º Encontro de Egressos de Computação da UniEVANGÉLICA. Com o tema As diferentes formas da visualização, a jornada pretende agregar conhecimentos que possam contribuir para o desenvolvimento econômico da região. Serão apresentados pesquisas e pôsteres dos projetos interdisciplinares realizados pelos alunos dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação. Os eventos ocorrem no auditório do Bloco F, a partir das 19h.

A palestra de abertura, com o professor Hugo Alexandre Dantas do Nascimento, diretor do Centro de Recursos Computacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), remete ao tema central do evento. O palestrante é doutor em Ciência da Computação pela Universidade de Sidney-Austrália (2003). Ele é professor do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) desde 1997, onde realiza pesquisas nas áreas de Desenho de Grafos, Otimização Combinatória e Visualização de Informações.

Suas publicações incluem artigos sobre novos algoritmos para desenho de grafos, uso de visualizações em processos semi-automáticos de otimização combinatória e construção de interfaces homem-máquina para atividades interativas e de visualização. Confira, abaixo, a programação completa e para mais informações, clique aqui.

Programação:

Auditório do Bloco F - a partir das 19h

· Cerimonial de abertura da jornada (composição de mesa e fala dos convidados)
· Palestra: As diferentes formas da visualização
. Palestrante: Prof. Dr. Hugo Alexandre Dantas do Nascimento (CERCOMP/PRODIRH-UFG)

21 de outubro - 14h
· Minicurso de Android - com Felipe Ferraz (C.E.S.A.R).
· Palestra: Visualização de Informações em Dispositivos Móveis Felipe Ferraz (C.E.S.A.R/Recife)

21 de outubro – 19h
· Palestra: Visualização em problema de tráfego
Palestrante: Ms.Walid Jradi (INF/UFG)

· Minicurso 1: LINUX Básico (EXA - Soluções em TI)
· Minicurso 2: JAVA WEB

Obs: Os minicursos serão realizados nos laboratórios de informática localizados na UniEVANGÉLICA.