03/10/2011

Empreendedorismo – 3.10.2011

Projeto dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação é selecionado no Prêmio Santander Universidades

Raíssa dos Santos (6º período de Sistemas)
e Pricila Alves (2º p. de Eng. de Computação)
Viviane Carla, diretota dos cursos e
orientadora do projeto

A diretora do curso de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, Viviane Carla Batista, e as alunas Raíssa dos Santos Vieira e Priscila Alves Ferreira comemoram a aprovação de projeto para a próxima fase do Prêmio Santander Universidades. O trabalho está entre os 300 selecionados dos 6.143 inscritos em todo Brasil e concorre na categoria empreendedorismo, que recebeu 3.900 inscrições. A diretora Viviane Carla, orientadora das alunas, destaca: “Este é um resultado que evidencia a qualidade de nossa instituição, bem como dos cursos de computação”.

O trabalho apresenta a proposta de desenvolvimento de uma tecnologia para dispositivos móveis, que simule situações-problema do dia-a-dia, nas quais a matemática seja a base para as soluções desses problemas. A ideia é utilizar a tecnologia como recurso didático-pedagógico para a área de matemática no Ensino Médio. A diretora Viviane Carla afirma que a elaboração do projeto foi possível graças ao aprendizado obtido pelas alunas Raissa e Pricila na Fábrica de Tecnologias Turing (FTT).

A diretora ressalta, ainda, que o projeto fortalece a ligação entre a FTT e a Incubadora de Empresas da UniEVANGÉLICA (UniINCUBADORA), ao tratar de um tema que agrega inovação e empreendedorismo. O projeto surgiu das evidências de que a falta de interesse e motivação de alunos pela área da matemática acarreta problemas sociais graves atualmente vivenciados no Brasil, como a falta de profissionais em áreas que a matemática é a base: engenharias de computação, civil, mecânica e outras.

O Prêmio

A edição 2011 do Prêmio Santander Universidades estimula o empreendedorismo, a pesquisa científica, a extensão universitária e a busca pela excelência das universidades, sempre com foco no desenvolvimento sustentável, afirmam os organizadores. Além do total de R$ 1 milhão em prêmios e bolsas de estudos internacionais, todos os inscritos estão realizando um curso on-line exclusivo de empreendedorismo da Babson College, instituição norte-americana que é referência mundial no assunto.

Os 300 selecionados deverão enviar o Projeto de Oportunidade Empreendedora até dia 09/10. Os vencedores serão conhecidos no dia 21 de novembro, em cerimônia a ser realizada na Sala São Paulo, na capital paulista. Para conhecer os 300 Melhores Resumos do Prêmio Santander de Empreendedorismo, clique aqui.